Alfândega da Fé recebe o “ Caminhão” dos Lagos do Sabor a 29 de setembro

12 Set '18

Nasceram os Lagos do Sabor e é Alfândega da Fé que recebe o primeiro evento de dinamização e promoção do território, associado a este projeto. Trata-se do “Caminhão” uma mega caminhada fotográfica em que, para além de se dar a conhecer o território, a organização pretende bater o record do Guiness de “Selfies”.

São várias caminhadas com diferentes graus de dificuldade e distâncias, visitas guiadas, passeios todo o terreno e BTT, actividades radicais e outras para disfrutar da natureza e da beleza que a envolvente do Santuário do Santo Antão da Barca, no concelho de Alfândega da Fé, oferece aos visitantes. Mas o Caminhão tem também um festival de comida, o Sabor Food Fest, com mostra e degustação dos sabores do Sabor e com música tradicional e animação num placo dedicado ao “Povo do Sabor”. Uma mostra do que é genuinamente do território, tudo num só dia e com os Lagos do Sabor como cenário principal. A juntar a tudo isto vai ser feita uma tentativa de bater o Record do Guiness de Selfies para garantir a classificação da “maior cadeia de Selfies do Mundo” e para a qual foi convidado o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Recorde-se que o projeto Lagos do Sabor é uma iniciativa de dinamização turística de um território que se estende por mais de 70 Km de lagos, promovido pela Associação de Municípios do Baixo Sabor que engloba Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo. A apresentação oficial foi feita em junho, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. Para breve está a rodagem do documentário “Sabor” um retrato da região e dos valores locais pensado e preparado para distribuição internacional, focando-se nos elementos locais únicos dos Lagos do Sabor. Uma produção de André Miranda, narrado por Hudson Stuart, um americano que já percorreu grande parte do mundo mas foi nos Lagos do Sabor que se sentiu em casa.

Saiba mais em AMBS

Ainda vai a tempo de se inscrever nesta aventura através dos n.º 279 462 739 ou 279 460 020, ou do email turismo.alfandega@gmail.com .

PROGRAMA

8h30 – Abertura do recinto “Santo Antão da Barca” e check in – participantes Guinness

9h30 – Início da tentativa de record Guinness “Selfies em Cadeia”

- Atividades de ar livre (escalada, caminhada, canoagem, etc) para restante público

11h30 - Abertura da exposição e venda de produtos endógenos “Sabor Food Fest”

12h30 /12h45 – Término da tentativa de record Guinness

12h45 – Momento religioso (bênção dos Peregrinos no santuário)

13h00 – Almoço ( porco no espeto, prato degustação “Sabores do Sabor” )

Palco "Gentes do Sabor" com animação musical por grupos tradicionais do território

15h00 – Cerimónia “Testemunho Guiness”

Anúncio oficial do resultado da tentativa de record Guinness e assinatura do testemunho para validação Guinness.

Estarão presentes:

Sua Excª a Srª. Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza

Presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor

Presidente da Câmara de Alfandega da Fé

Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros

Presidente da Câmara de Mogadouro

Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo

15h25 - Libertação de Grifo recuperado nas instalações do CIARA – Centro de Interpretação Ambiental e de

Recuperação Animal de Felgar

15h30 - Atividades de ar livre (escalada, caminhada, canoagem, etc,)

16h00 – Saída em autocarros para participantes na caminhada conjunta de Parada a Santo Antão da Barca

17h30 – Chegada e concentração dos vários grupos de exploração dos Lagos do Sabor no âmbito do Caminhão 2018