Agenda Cultural | Conheça o programa cultural para os próximos dois meses

08 Jul '18

Em julho e agosto, o Município de Alfândega da Fé oferece uma variedade de atividades culturais que não vai querer perder. Conheça a Agenda Cultural Julho-Agosto 2018.

No fim de semana de 6 a 8 de julho Vilarelhos recebeu o Festival PAN, Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural. A freguesia do concelho de Alfândega da Fé reuniu cerca de uma centena de participantes dos dois lados da fronteira. Esta iniciativa levou arte de vanguarda, poesia, música e cultura à aldeia de Vilarelhos, reunindo vários artistas portugueses e espanhóis em experiências artísticas e culturais, entre eles poetas, escritores, músicos, pintores e escultores. Nos principais edifícios da aldeia, como a Junta de Freguesia, a Escola Primária, a Central Melífera e até mesmo o Santuário da Nossa Senhora dos Anúncios, estiveram presentes várias atividades culturais. A organização faz um balanço positivo e diz ainda que, conseguiu com que a maioria dos participantes e artistas ficassem alojados na aldeia, um objectivo que pretendia e foi atingido.

A 4 de agosto realiza-se a Megacaminhada Fotográfica nos Lagos do Sabor. Um evento de um dia com múltiplas caminhadas com diversos graus de dificuldade, atividades de aventura, visitas culturais, música tradicional e venda de produtos endógenos. O evento vai acontecer no espaço do Santuário de Santo Antão da Barca, no meio dos Lagos do Sabor em Alfândega da Fé, onde terá a oportunidade de contemplar a bela paisagem transmontana. O dia terá início com uma cadeia humana, num pequeno percurso acessível, onde se vai tentar bater o Record do Guiness de “Selfies”. Por cada participante no Record a organização fará uma doação de 2,5€ às corporações dos Bombeiros de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo. Para além disso, pode ainda desfrutar de passeios “À descoberta das Terras do Sabor”, com a possibilidade de autocarros gratuitos para grandes grupos que queiram fazer visitas aos quatro Municípios envolvidos. Irá estar presente a mostra e venda de produtos tradicionais dos Lagos do Sabor, e na Restauração vai poder provar sabores locais como o peixe de rio frito, borrego, posta e porco no espeto. O final de tarde prima pela animação, onde a música tradicional é rainha com caretos, pauliteiros e gaiteiros.

No dia 11 de agosto, chega pela primeira vez a Alfândega da Fé o Pólo da Bienal de Cerveira, com o tema XX Artistas na Casa. Nesta 20ª edição vai ser homenageado o pintor surrealista Cruzeiro Seixas. A assinalar os 40 anos de existência, a mais antiga mostra cultural da Península Ibérica chega a Alfândega da Fé, através da ligação com o Mestre José Rodrigues, um dos fundadores da Bienal de Arte, para elevar a oferta cultural e impulsionar a actividade artística no nosso concelho. A exposição poderá ser visitada até ao dia 14 de outubro, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

Venha desfrutar das ofertas culturais do concelho da melhor forma!

AGENDA JULHO_AGOSTO 2018_DIGITAL