Agenda Cultural | A despedida do Verão faz-se com arte e cultura

13 Set '18

Durante o Verão Alfândega da Fé esteve a “rebentar pelas Culturas” e é em Setembro que chega ao fim o programa cultural “4 Meses 4 Eventos” com o Festival Sete Sóis Sete Luas. Mas nestes dois meses que antecedem a chegada do Outono a agenda está preenchida com exposições, concertos, oficinas criativas e outras actividades que continuam a fazer de Alfândega da Fé um pólo cultural no coração do nordeste transmontano.

A 9º Edição Festival Sete Sóis Sete Luas termina já no próximo dia 14 de Setembro, com um concerto que promete os ritmos quentes da ilha de Santão Antão, em Cabo Verde. O grupo Santo Antão 7Sóis Band atua pelas 21h30 no largo S. Sebastião, em Alfândega da Fé.

Nesta noite pode ver ou rever a Exposição “XX Artista na Casa” na galeria Manuel Cunha, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Está patente desde 11 de agosto e insere-se nas comemorações da XX Biena internacional de Arte de Cerveira, que este ano chegou pela primeira vez a Alfândega da Fé.
Relembramos que pode também visitar a Exposição “Cristos” patente até ao final de Setembro no Santuário de Santo Antão da Barca e a Exposição “Solo – Tesouro aos nossos pés” no CIT – Centro de Interpretação do Território, em Sambade, até 5 de novembro.

Em Setembro há também os Dias do Património a Norte, a 28 e 29, na igreja matriz de Sambade. São dois dias de celebração do Património, um evento promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, em parceira com o Município.

O mês termina em grande com o “Caminhão”, uma mega caminhada fotográfica que visa promover os Lagos do Sabor e bater o record do guiness de selfies. Ainda vai a tempo de se inscrever nesta aventura através dos nº 279 462 739 ou 279 460 020, ou do email turismo.alfandega@gmail.com.

Em Outubro um grande evento de co-criação de ideias para potenciar smart cities chega a Alfândega da Fé. Trata-se do Smartathon'18 no dia 10 de outubro, o Auditório da Casa da Cultura recebe esta iniciativa global que procura respostas aos desafios que se colocam às cidades inteligentes, tais como o clima, a energia, os dados, a habitação e outros.

A não perder também as Oficinas do Território, nos dias 2 e 25 de Outubro, no CIT em Sambade e a Oficina de Artes Plásticas “Riscarte”, integrada na XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira que terá lugar nos dias 11 e 12 de outubro, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

Outubro é também mês de novas exposições e de passeios pedestres. A partir de 23 de Outubro é possível visitar a Exposição “Presépios: outro olhar” e no dia 27, aventure-se com o percurso pelo Trilho das Capelas onde natureza e património religioso se conjugam.

Iniciativas não faltam, marque já na sua agenda os eventos de Setembro e Outubro.

Consulte aqui a AGENDA SET-OUT 2018