Igreja Matriz de Sambade é o oitavo palco dos Dias do Património

18 Set '18

Nos dias 28 e 29 de Setembro, Alfândega da Fé recebe os Dias do Património a Norte. A Igreja Matriz de Sambade foi o local escolhido pela Direção Regional de Cultura do Norte, para encerrar o ciclo de oito dias de celebração da cultura e do património. O programa inclui visitas guiadas, animação, gastronomia e um concerto de Rui Massena na igreja que será palco de cultura viva.

A ação desenrola-se à volta de um dos ícones patrimoniais do concelho: a Igreja Matriz de Sambade. Visitas guiadas e interactivas, degustação de produtos típicos e muitas conversas à volta da cultura e do património locais são a proposta da Direção Regional de Cultura do Norte para terminar o ciclo de programação cultural levada a cabo na região Norte, que desde abril já envolveu mais de 300 participantes. Os Dias do Património já passaram por Arouca, Tarouca, Miranda do Douro, Vila Real, Bragança e Mogadouro e terminam agora em Alfândega da Fé.

O dia 28 é dedicado à comunidade escolar. Mas ao iniciar o dia 29, pelas 10h30, acolhem-se as famílias numa visita-jogo, desafiando-as a conhecer a história deste monumento de mapa na mão e de ouvido atento às pistas que se desvendam. Solucionados os enigmas, o convite é para assistir, e participar, numa peça de teatro que nos faz refletir acerca do valor da água e da preservação dos recursos naturais.

Inicia-se a tarde com uma visita orientada por quem aqui reside e relembra as memórias das gerações que vivenciaram este monumento. E é com este conhecimento do património vivido que nos sentamos para uma conversa sobre como se decide, e se vive, a cultura de um lugar. Abrem-se as portas e o Chef Marco Gomes dá a provar iguarias inspiradas nos sabores das terras de pastorícia. Ao findar da tarde, são as gentes de Sambade e de Alfândega da Fé que reclamam o palco e erguem as vozes num concerto do qual são cocriadoras.

A comemoração última da riqueza patrimonial da região norte, agendada para as 21h30, é dirigida pela mão de Rui Massena, num concerto de piano que se tornará ímpar para a plateia privilegiada que se reúna na intimidade da Igreja.

O Ciclo Dias do Património a Norte é um evento em rede promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte e cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. O Município de Alfândega da Fé convida todos/as a participarem.

Dias do Património a Norte