CIM das Terras de Trás-os-Montes vai replicar a “marca” Açores para dinamizar e promover o território

03 Out '18

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) esteve de vista aos Açores para conhecer a estratégia de dinamização e divulgação dos produtos e serviços de origem no arquipélago, que tem sido um sucesso a nível nacional e internacional. A região quis conhecer a “Marca Açores” com o objetivo de criar a marca territorial “Terras de Trás-os-Montes”.

A visita de quatro dias, à Ilha Terceira e à de S. Miguel, contou com uma comitiva constituída por responsáveis políticos e técnicos da CIM das Terras de Trás-os-Montes, Municípios e Associações de Desenvolvimento Local da região. A delegação foi recebida pelo Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, numa receção onde também estiveram presentes os Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, da Praia da Vitória e os administradores da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), entidade gestora da “Marca Açores”.

O programa incluiu ações de formação, ministradas pela SDEA, sobre os princípios e procedimentos em que assenta a estratégia da “Marca Açores”. A “Estratégia da Marca Açores”, a “Aplicação e Resultados da Marca”, a “Gestão da Marca” e a “Comunicação” foram alguns dos temas abordados. Durante a visita, a delegação foi ainda conhecer algumas empresas regionais aderentes à marca.

Para a CIM TTM, a criação da marca territorial “Terras de Trás-os-Montes é uma “forma de conseguir maior visibilidade para o território, impulsionando o trabalho colaborativo e em rede e contribuindo para a dinamização do tecido económico”. O objectivo é que esta marca represente a variedade de produtos e serviços da região assumindo-se como um dos pilares para a valorização e promoção interna e externa da região.

Neste momento está já a decorrer um concurso de ideias para a criação da identidade corporativa da marca territorial “Terras de Trás-os-Montes” que pretende criar uma imagem única e identificativa do território.

Recorde-se que da CIM das Terras de Trás-os-Montes fazem parte os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Saiba aqui.

capa