Alfândega da Fé novamente distinguida com o Prémio Viver em Igualdade

25 Out '18

O Município de Alfândega da Fé foi novamente distinguido a nível nacional com o Prémio Viver em Igualdade. Esta distinção foi pela segunda vez consecutiva atribuída a Alfândega da Fé pelas boas práticas municipais na área da igualdade de género e não discriminação, no dia em que se assinalou o Dia Municipal para a Igualdade.

Na edição deste ano a CIG-Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género atribuiu uma Menção Honrosa a Alfândega da Fé pela integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação na organização municipal e nas iniciativas desenvolvidas a nível local. Recorde-se que o Município de Alfândega da Fé já tinha sido distinguido em 2016 com o prémio Viver em Igualdade, uma iniciativa bienal que destaca as boas práticas municipais nesta área.

Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade entregou a Menção Honrosa à Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, no Encontro Nacional “Dia Municipal para a Igualdade”, louvando as iniciativas e políticas locais para a promoção da igualdade e cidadania. Um exemplo das boas práticas levadas a cabo pela autarquia é o Protocolo Intermunicipal, que a autarquia estabeleceu em 2017 com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, para a criação de um Núcleo de Apoio à Vítima com intervenção no território sul do Distrito de Bragança.

Esta distinção reconhece assim todo o trabalho que é desenvolvido a nível local, individualmente pela autarquia ou em parceria, e que visa a promoção dos valores da igualdade junto da comunidade local. Alfândega da Fé foi o único município da região de Trás-os-Montes a receber um galardão na Edição deste ano do prémio Viver em Igualdade.