Mais de 350 mil euros para apoiar as famílias alfandeguenses na Educação

02 Nov '18

O Município de Alfândega da Fé investe por ano mais de 350 mil euros para a apoiar as famílias na educação das crianças e jovens. Transportes escolares, alimentação e actividades de enriquecimento curricular são alguns dos encargos suportados pela autarquia. Do orçamento de Estado (Fundo Social Municipal) apenas é financiado um terço destas despesas.

Consciente do valor do investimento em projectos e medidas educativas, a autarquia assume a educação como área de atuação privilegiada, para que todas as crianças do concelho tenham acesso a uma educação condigna, por um lado e, por outro, para ajudar as famílias nos encargos com a educação.
É o caso das refeições que a autarquia oferece aos alunos do 1º ciclo e pré escolar, com escalão A e a todos os alunos que se deslocam das aldeias, ou com escalão B a 50%. É comparticipado pela autarquia também o transporte dos alunos das aldeias de todos os anos de ensino. Só aqui os encargos ascendem a quase 150 mil euros.

Para além disso a Câmara Municipal disponibiliza um serviço de Complemento de Apoio à Família para garantir o prolongamento do horário dos alunos do 1º ciclo e pré escolar, suportando, para esse efeito, despesas com pessoal, espaços para atividades e lanches para as crianças do pré escolar.
O total de despesa com os apoios à educação no ano de 2017 foi de 359 148,08€, sendo apenas 107 515,00€ do Fundo Social Municipal para esta rubrica. Ou seja, apenas é comparticipada cerca de um terço da despesa, o restante é suportado pela autarquia.

A juntar a estes apoios, o município tem vindo a implementar vários projetos educativos que visam o sucesso escolar dos alunos, como é o caso do Programa de Combate ao Insucesso Escolar, cujo investimento é de mais de 350 mil euros (financiados a 85%) ou da recente adesão à adesão à Associação Internacional de Cidades Educadoras e subscrição da Carta das Cidades Educadoras, assumindo compromissos para o acesso de todos à educação.

Em breve vão iniciar também as obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé. Um investimento de mais de 1 milhão de euros que vai trazer melhorias significativas nas instalações, algo que no entender do Município é uma condição indispensável para o sucesso escolar dos alunos.