Projeto de atração de investimento de Alfândega da Fé apresentado no III Encontro de Investidores da Diáspora

19 Dez '18

Realizou-se entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Penafiel, o III Encontro de Investidores da Diáspora. Uma organização do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que receberam várias centenas de pessoas e entidades que atuam junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo.

Este ano, o Encontro deu destaque à importância da valorização dos territórios, enquanto pólos de atração de investimento, fator que levou o Município de Alfândega da Fé a estar presente, juntamente com a empresa AlfândegaTur, para apresentarem o projeto de atracção de investimento para o concelho junto de possíveis investidores da diáspora.

Recorde-se que o grupo AlfândegaTur tem em curso o empreendimento “Varandas de Trás-os-Montes “, um aldeamento turístico de 5 estrelas, com 17 moradias, inserido no complexo do Hotel&Spa, um investimento que pretende devolver o território à diáspora do Brasil. Paralelamente, a autarquia procura atrair empresas para o concelho, disponibilizando para o efeito lotes na zona industrial.

Situada junto a uma das principais vias do distrito, o IC5, com ligação à A4 e ao IP2, a zona industrial de Alfândega da Fé oferece facilidade e rapidez nos acessos e boas condições para quem aqui queira desenvolver um negócio. O regulamento de loteamento foi recentemente alterado tendo em conta a necessidade de criar atrativos para fomentar o desenvolvimento do tecido económico local, passando a prever um total de 61 lotes, com as devidas infra-estruturas urbanísticas. O novo regulamento estabelece também condições favoráveis na aquisição de lotes para as indústrias que criem mais de 20 postos de trabalho no concelho.

Para além disso, os investidores que aqui queriam estabelecer ou expandir os seus negócios, podem beneficiar de um conjunto de incentivos, nomeadamente apoio no licenciamento, formação ou realização de candidaturas a fundos comunitários, que visam facilitar a fixação de novas empresas no concelho.

Estas iniciativas foram apresentadas no Encontro de Investidores da Diáspora, no dia 14 de dezembro, em Penafiel, naquela que foi, segundo Berta Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, uma boa oportunidade para travar conhecimentos e divulgar o território e os seus factores de atração para os potenciais investidores da diáspora portuguesa.

0F1A1669
0F1A1698