BUPI | Alfândega da Fé tem a maior percentagem de área conhecida

08 Jan '19

Através do BUPi – Balcão Único do Prédio, já foi possível registar mais de 12 mil hectares de terrenos no concelho de Alfândega da Fé, destacando-se como o município piloto com maior percentagem de área georreferenciada, ocupando o primeiro lugar com 38,92%. Um resultado alcançado com a georreferenciação de prédios de privados e através da disponibilização de informação do IFAP (Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas) na plataforma BUPi relativa a parcelários agrícolas.

O trabalho do executivo e da equipa técnica municipal neste projeto tem sido grande o que permitiu alcançar estes excelentes resultados. Durante o ano de 2019 será mantido o mesmo empenho, de forma a que todos os proprietários do concelho possam registar gratuitamente as suas propriedades rústicas.

O BUPi surgiu em novembro de 2017 com o intuito de conhecer melhor o território português com recurso à georreferenciação, percebendo-se os limites dos terrenos e quem são os seus proprietários, de modo a melhor proteger a propriedade e prevenir situações de incêndio. A iniciativa nacional arrancou com 10 concelhos piloto Alfândega da Fé, Caminha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Proença-a-Nova e Sertã. O objetivo é que a georreferenciação venha a ser alargada ao restante território português.

Recentemente, o período para fazer o registo dos terrenos foi alargado por mais um ano, o que significa que os proprietários vão poder continuar a efetuar a georreferenciação durante o ano de 2019, dirigindo-se aos serviços da Conservatória, do Município ou nos solicitadores aderentes. Para além disso, agora já é possível efetuar a identificação dos terrenos online, facilitando desta forma os proprietários e os serviços.