Alfândega da Fé à Mesa revela os melhores sabores da região transmontana

07 Fev '19

Autarquia apresentou projeto que pretende tornar Alfândega da Fé num destino gastronómico

Há restaurantes em Alfândega da Fé onde pode comer vários pratos típicos e exclusivos deste concelho. É o caso das sopas das segadas, uma iguaria que noutros tempos foi alimento dos segadores, que de sol a sol recolhiam o cereal dos campos. A receita inclui bacalhau, pão, ovos e vários condimentos. Há ainda quem lhe acrescente batata cozida. Bem regado com os azeites de Alfândega da Fé, o prato é uma delícia mas há muitos outros que pode provar. Cabrito, cordeiro, entradas regionais, sobremesas confecionadas com produtos locais e ainda pratos vegetarianos, compõe o menu dos restaurantes aderentes ao projeto Alfândega da Fé à Mesa, que a autarquia apresentou no passado dia 22 de janeiro.

Trata-se de uma estratégia para dinamizar e promover a gastronomia local, atraindo mais visitantes ao concelho. Com uma vasta oferta de produtos de grande qualidade, paisagens de cortar a respiração, sítios e locais de interesse histórico, atividades turísticas e culturais diversificadas, Alfândega da Fé possui um leque de atrativos para o turismo, que se complementam com a oferta gastronómica impulsionada com esta iniciativa.

Por esse motivo, a autarquia decidiu avançar com o projeto “Alfândega da Fé à Mesa”, que conta com a colaboração e parceria do chef Marco Gomes. Este reputado cozinheiro é natural do concelho e está a acompanhar toda a implementação do mesmo. O próximo passo vai ser a formação e a definição da estratégia empresarial junto dos restaurantes no cumprimento das regras da adesão e sua dinamização.

Produtores, empresários da restauração e agentes de turismo local estiveram presentes no arranque oficial do projeto. Os restaurantes “O Garfo II” , “Sá&Moura” e “S. Sebastião”, foram os primeiros a aderir e a autarquia espera que até à Festa da Cereja, que acontece em junho nesta vila, mais restaurantes se juntem a este projeto.