Deputados da Assembleia Municipal visitaram o Arquivo Histórico Municipal

06 Mar '19

No passado dia 23 de fevereiro, os deputados da Assembleia Municipal de Alfândega da Fé fizeram uma visita ao Arquivo Histórico Municipal para conhecerem o trabalho que está a ser desenvolvido pelo historiador Francisco José Lopes, na organização e preservação dos documentos e registos históricos da autarquia.

Atualmente, o fundo documental tem 755 unidades classificadas e mais de 300 preparadas para esse fim que vão estar disponíveis para consulta na Biblioteca Municipal. Após a intervenção do historiador, o acervo documental do Arquivo Histórico Municipal passou a estar organizado de forma precisa, por datas, tipo de documento e assunto, com recurso aos meios digitais que vão facilitar a pesquisa. Muitos destes documentos estavam arrumados sem qualquer critério e vários deles em mau estado de conservação, com risco de se perder toda a informação neles contida.

Os autos da Câmara Municipal (de 1791 a 1910), o livro do Tombo dos Bens do Concelho (1766), o Livro de Matrículas e de Expostos às amas (1783-1807), os livros de registo de Testamentos da antiga Administração do Concelho (1840-1897) e alguns documentos relativos ao ensino, entre outros, vão poder ser consultados em versão digital. Neste momento já estão digitalizados e prontos para consulta 30 livros e outros tantos estão a ser preparados para o mesmo fim.

Entretanto, os resumos dos autos da Câmara Municipal (de 1791 a 1910 e de 1974 a 1993) e das atas das sessões da Assembleia Municipal (de 1977 a 1991) também ficarão disponíveis para consulta, quer em cadernos próprios, quer em formato digital (pdf). Numa outra fase deste trabalho ficarão igualmente disponíveis os resumos dos autos da Câmara Municipal e das Comissões Administrativas de 1910 a 1974, bem como os respetivos livros em formato digital.

Este é um trabalho que a autarquia considera necessário e importante para a preservação dos registos históricos do concelho e paralelamente tem sido acompanhado da publicação de livros que divulgam este acervo documental, particularmente os autos da Câmara Municipal.
O primeiro volume do “Roteiro Documental do Arquivo Histórico Municipal” foi publicado em 2016 e o segundo volume já se encontra editado, preparando-se a sua apresentação ao público.

O Arquivo Histórico Municipal está instalado numa sala da Biblioteca Municipal, local onde muito brevemente os interessados poderão fazer as consultas referidas.