Alfândega da Fé acolheu Encontro Temático da CIM –TTM

07 Mar '19

Em curso estratégia para a internacionalização de uma marca territorial

A CIM-TTM (Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes) tem em curso um projeto para a criação de uma marca territorial que visa a promoção e internacionalização dos produtos endógenos. O objectivo é divulgar as ofertas locais fora de portas através da marca “Terras de Trás-os-Montes”, capacitando os empresários com ações de formação e de benchmarking e criando redes para a alavancagem da internacionalização dos produtos.

O projeto da CIM-TTM contempla a realização de quatro Encontros Temáticos relacionados com vários produtos : azeite e vinhos; queijo mel e frutos secos; carnes e enchidos e turismo.

Alfândega da Fé acolheu, no dia 27 de fevereiro, o encontro sobre queijo, mel e frutos secos, que contou com a presença de produtores deste concelho e de outros que integram a Comunidade Intermunicipal, bem como de representantes de organismos ligados a estes setores. Nesta sessão foi feita uma análise da situação atual no que diz respeito à internacionalização destes produtos e às principais questões relacionadas com a abordagem a mercados internacionais.

No âmbito deste projeto a CIM-TTM já realizou três ações de benchmarking em Portugal e três ações de benchmarking no estrangeiro, com o objectivo de dar a conhecer exemplos de "boas práticas". “Terras de Trás-os-Montes” pretende assumir-se como fator de promoção e valorização do território e das suas gentes junto do mercado internacional, uma marca que pretende ser agregadora dos produtos e serviços do território.