Mudança Climáticas trabalhadas no Agrupamento de Escolas

25 Mar '19

No dia 21 de março decorreu uma sessão, no Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé, no âmbito do Projeto LIFE ADAPTATE em parceria com a IRRADIARE. Foi apresentada e trabalhada uma unidade didática - Mudança do clima. As alterações climáticas são o maior desafio que a humanidade enfrenta em toda a sua história. O aumento das temperaturas é conhecido há décadas e espera-se que continue a aumentar num futuro recente. A escassez de água, desertificação e desaparecimento de lagos, eventos climáticos extremos mais frequentes, aumento do nível das águas do mar e um aumento no número de inundações são algumas das consequências do aquecimento global que já se começam a notar.

O seu impacto em todo o planeta torna fundamental que todos os países, sem exceção, tomem consciência das mudanças vindouras para que se possam adaptar a elas. Além disso, é essencial que todos os indivíduos desempenhem um papel ativo frente às alterações climáticas, tomando medidas que ajudem a retardar o processo e a mitigar os seus efeitos. Nesse sentido, aumentar a consciencialização na sociedade, não apenas nos governos, é fundamental para produzir uma mudança no estilo de vida atual que é tão prejudicial para o nosso planeta.

O projeto LIFE ADAPTATE, incluído no Programa LIFE da UE, foi iniciado com o objetivo de contribuir para a adaptação das cidades aos impactos das alterações climáticas. Este projeto contribui para o desenvolvimento de políticas locais de adaptação às alterações climáticas assim como para o cumprimento das metas da União Europeia para 2030, que visam a redução das emissões de gases de efeito de estufa, melhorar a eficiência energética e promover o aumento do consumo através de energias renováveis. Muitas cidades europeias estão a adaptar-se às alterações climáticas graças ao projeto LIFE ADAPTATE: Águilas, Lorca, Cartagena, Smiltene, Alfândega da Fé e Mértola.

O objetivo desta unidade didática é demonstrar a crescente importância da mudança e educar os alunos sobre os aspetos mais relevantes sobre o tema.

20190321_140813
20190321_142047