Alterações climáticas | Alfândega da Fé vai receber reunião internacional do projeto LIFE

26 Mar '19

O Município de Alfândega da Fé é o anfitrião do encontro internacional do projeto Life Adaptate que decorre nos dias 4 e 5 de abril. Uma iniciativa de âmbito internacional que tem como objectivo a definição e adoção de estratégias locais para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. O projeto visa também reforçar o compromisso dos municípios europeus com o Pacto dos Autarcas para a Energia e Clima.

No encontro vão estar presentes mais cinco municípios europeus: Águilas, Cartagena, Lorca (Espanha), Smiltene (Letónia) e Mértola (Portugal), numa lógica de partilha de experiências, boas práticas e resultados da implantação do projeto a nível local.

Em Alfândega da Fé, as actividades deste projeto incluem a criação de um lago natural, na União de Freguesias de Gebelim e Soeima, que irá ajudar à diminuição da temperatura ambiente, assim como promover a irrigação das áreas agrícolas, e, em caso de incêndio florestal, auxiliar no combate às chamas. Está também prevista a criação de zonas de sombreamento no parque de estacionamento das viaturas do município, com recurso a uma estrutura que comportará um campo de painéis fotovoltaicos para produção de energia. O objectivo é que os edifícios municipais sejam energeticamente suficientes e sustentáveis.

Responder aos desafios das alterações climáticas é uma preocupação da autarquia de Alfândega da Fé que já possui um Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas. Em curso estão várias ações de sensibilização junto de públicos-alvo específicos.

Iniciado em finais de 2017, o projeto Life Adaptate já permitiu testar alguns modelos de atuação e, através destes, perceber os efeitos na mitigação e adaptação às alterações climáticas que se fazem sentir cada vez mais.