TAFÉ | A Escola de Teatro Amador de Alfândega da Fé

17 Abr '19

A funcionar na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, palco privilegiado para a apresentação das produções teatrais realizadas, o TAFÉ é entendido como uma forma de promover o envolvimento dos munícipes na produção artística local, numa lógica de desenvolvimento cultural e ocupação de tempos livres da população.

Um grupo de teatro composto por atores com idades entre os 7 e os 77 anos, o TAFÉ é o principal responsável pela formação nas artes performativas nesta vila transmontana. Fundado no ano de 2011, por iniciativa da Câmara Municipal como forma de revitalizar a arte da representação e criação artística local, o projeto conta com a colaboração da companhia de teatro Filandorra – Teatro do Nordeste.

Para os membros mais novos esta arte ajuda-os não só nas responsabilidades escolares, numa postura de maior autoconfiança, como também na memorização, através dos exercícios que são postos em prática na formação. O facto de serem reconhecidos a nível distrital, é um orgulho, o que os incentiva a trabalhar mais e melhor. O combater à solidão foi para os atores mais velhos, a principal razão para aderirem ao grupo de teatro. Agora, sentem-se mais dinâmicos e, assim como os mais jovens, consideram os exercícios de memorização uma mais-valia.

É notória a boa relação que existe entre as várias gerações no TAFÉ. Assiste-se a uma troca recíproca em que são repassados os interesses de cada geração, decorrentes das suas das suas
vontades, vivências ou influências socioculturais. Há lugar para toda a gente, independentemente da idade!

Fruto do trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Teatro, o TAFÉ tem vindo a apresentar-se, com diversas peças mas também através performances mais dinâmicas ou inovadoras, como animações de rua e participações em diversos certames.

Recentemente o Grupo de Teatro leva a palco a peça “Leandro, Rei de Helíria” a alguns concelhos do distrito de Bragança e não só ... No final, fica a promessa de novas histórias para deliciar todo o público.

Porque o TAFÉ está em TOURNÉ!

Img 9918 1 1024 2500

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa