Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Extensão da Bienal Internacional de Gaia em Alfândega da Fé

Polos imagem 1 1024 2500
29 Abr '19

No dia 4 de maio é inaugurada em Alfândega da Fé a extensão da Bienal Internacional de Gaia com uma exposição de 28 artistas nacionais e internacionais. A inauguração, que tem lugar às 17h30, na Galeria Manuel Cunha da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, conta com a presença do Diretor da Bienal de Gaia, Doutor Agostinho Santos e do Comissário da exposição, o artista plástico António Franchini. Neste dia estarão também presentes diversos artistas que compõe a mostra de arte.

Nesta grande exposição e inserida numa Bienal profundamente vocacionada para causas sociais, marcará presença a holandesa Marian van der Zwaan, que tem vindo a desenvolver um trabalho em que alerta a violência e os graves crimes que as mulheres e jovens meninas estão expostas. O quadro aqui exposto é sobre a mutilação genital da mulher africana.

Destaque para a presença do campeão mundial de fotografia, o médico veterinário, Jorge Bacelar. E de fotografia falando, outro médico também convidado e recentemente premiado internacionalmente, Nelson Marmelo, entre muitos outros artistas de renome no mundo da arte, oriundos da Espanha, da Bélgica, de Angola e do Brasil. De referir também a importante presença de artistas naturais de Alfândega da Fé, Manuel Lopes e Lourdes Sendas e dos artistas transmontanos Pedro Cordeiro e Isabel Mourão, que fazem jus a este pólo cultural no coração do nordeste transmontano.

Esta mostra de arte de pintura, escultura e fotografia está inserida na 3ª edição da Bienal Internacional de Gaia que iniciou a 23 de abril e se estende a oito localidades: Alfandega da Fé, Gondomar, Viana do Castelo, Seia, Estremoz, Braga, Monção e Vigo (Espanha). Num total de 22 exposições que cruzam várias artes, este evento termina a 20 de julho. Em Alfândega da Fé, estará patente a partir de 4 de maio, sendo este um veículo de reafirmação desta vila como um pólo cultural no nordeste transmontano.

Para além da exposição, um dos pontos altos da Bienal serão os workshops de pintura que se irão realizar nos dias 7, 8, 9 e 10 de Junho, inseridos na Festa da Cereja com a presença dos artistas expostos: Gracinda Candeias (Angola), Jean-Marie Boomputte (Bélgica), Fernanda Eva (Brasil) e da Bienal de Gaia os Comissários Filipe Rodrigues (Professor de Artes , pintura do Polo de Bragança), Humberto Nelson ( Artista e Diretor Design e do Espaço Expositivo) e Agostinho Santos (Diretor da Bienal).

Nome Artistas – Naturalidade – Obra

Alfonso Cuñado – Espanha- Castilla y Leon – Pintura
Ana Aragão – Portugal- Porto- Desenho
Ana Monteiro – Portugal – Braga- Pintura
Andres Alén –Espanha- Castilla y Leon – Pintura
Balbina Mendes – Portugal – Trás-os-Montes – Pintura
Emilia Viana – Portugal – Porto- Cerâmica
Fernanda Eva- Brasil- São Paulo – Pintura
Gracinda Candeias – Angola- Lisboa – Pintura
Isabel Mourão – Portugal - Trás-os-Montes – Pintura
Isabel Pintado – Espanha- Galiza – Pintura
Javier Carpintero – Espanha- Castilla y Leon – Pintura
Jean-Marie Boomputte – Bélgica – Pintura
Jesus Castañon- Espanha- Astúrias – Cerâmica
Jorge Bacelar – Portugal- Ovar- Fotografia
Juan Carlos Matilla - Espanha- Castilla y Leon – Pintura
Lourdes Sendas – Portugal- Alfândega da Fé – Pintura
Mafalda Mendonça – Portugal- Gaia – Pintura
Manuel Lopes - Portugal- Alfândega da Fé – Técnica Mista
Marian van der Zwaan – Holanda – Pintura

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa