Agenda Cultural | Maio e Junho

07 Mai '19

Nos meses de maio e junho, o Município de Alfândega da Fé oferece uma variedade de atividades culturais que não vai querer perder. Fique a par da nossa Agenda Cultural Maio-Junho de 2019.

O mês de maio iniciou com a 3ª Edição da Bienal Internacional de Gaia, no dia 4. Esta mostra de arte contemporânea enquadrada numa política cultural interventiva, tem como objetivo promover a criação artística livre e aproximar a sociedade à arte, através da abordagem a temas socialmente inquietantes, como o drama da guerra e dos refugiados da fome, dos atentados ao ambiente. O Polo de Alfândega da Fé, único em Trás-os-Montes, é resultado de uma simbiose perfeita entre os desafios lançados pelos mentores da Bienal para a presente edição, e os valores da política cultural de Alfândega da Fé, apresenta um conjunto diversificado de obras e de artistas, onde a criatividade e a inovação são evidentes. A Bienal Internacional de Gaia vai estar patente na Galeria Manuel Cunha, na Casa da Cultura de Alfândega da Fé até dia 7 de julho.

No dia 8 de maio celebra-se o Feriado Municipal de Alfândega da Fé, este ano dedicado às tradições orais e escritas, homenageando desta forma poetas populares do concelho. Pelas 10h00 terá lugar o tradicional hastear da Bandeira, que conta com a presença da Banda Municipal. Durante a tarde, a partir das 15h00, a Casa da Cultura vai estar “à conversa sobre música e escrita popular”. O programa das comemorações do Feriado Municipal termina, pelas 18h00, com um concerto de música popular e momentos etnográficos, protagonizado pelas Cantadeiras do Vale do Neiva.

Ainda no mesmo mês, nos dias 30 e 31, a Biblioteca Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé vai realizar, pelo segundo ano consecutivo, uma Feira do Livro junto ao Parque Verde. Um evento que tem como objetivo aproximar os alunos e a comunidade aos livros, e motivar a leitura.

Junho é o mês que nos traz mais uma edição da Festa da Cereja. O certame abre ao público no fim de semana de 7, 8, 9 e 10 e já tem animação garantida. D.A.M.A. e Cuca Roseta são os cabeça de cartaz. São 4 dias de muita festa especialmente dedicados aos produtos locais. Mas há mais! Pelo quinto ano consecutivo realiza-se o Encontro de Pastores, onde são postas a concurso a Cabra Serrana e a Ovelha Churra da Terra Quente. No dia 10, vai decorrer e 3ª Edição da Meia Maratona da Cereja, com um percurso que alia património histórico à beleza do vermelho das cerejas, que para além da componente desportiva e competitiva tem também uma caminha inserida no projeto colaborativo com o Município de Macedo de Cavaleiros “Trilhar Concelhos”. E muitas mais novidades!

Este mês termina com o Encontro de Bandas, no dia 29, que assinala o 17º Aniversário da Associação Musical de Alfândega da Fé. A Banda Municipal realizará a missa do dia de São Pedro, participando de seguida na procissão que irá percorrer as principais ruas da vila. Pelas 17h30 irá decorrer o Desfile das Bandas, e este Encontro terminará com um Concerto de Bandas Filarmónicas na Praça do Município em frente à Casa da Cultura.

Consulte aqui a Agenda Cultural