Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Dia Europeu Sem Carros

2016/09/22
20160922 164724 1 1024 2500

Local: Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé
Público-alvo: Pré-escolar

Contextualização:

“Várias cidades europeias demonstram todos os dias que uma diminuição do uso do automóvel individual é um objectivo não apenas desejável mas também razoável. Estas cidades aplicam medidas que estimulam o uso dos transportes públicos, da bicicleta e a partilha de veículos, mas também medidas restritivas ao uso do automóvel individual nos seus centros. Estas cidades não prejudicam, antes pelo contrário, o seu crescimento económico ou a acessibilidade do seu centro comercial porque compreenderam que o uso imoderado do automóvel nas deslocações individuais já não pode garantir a mobilidade da maioria dos cidadãos.”
Margot Wallström
Descrição sucinta das atividades:
O município de Alfândega da Fé, participa anualmente na EuropeanMobilityWeek onde é efetuado um registo no site http://registration.mobilityweek.eu/login.php e tem como compromisso a realização de ações relacionadas com a mobilidade.
Uma das ações realizadas é a comemoração do Dia Europeu Sem Carros, 22 de setembro, que tem como principal objetivo a consciencialização das populações para questões da mobilidade e qualidade de vida urbana.
Assim, de modo a orientar a sociedade para uma nova cultura de mobilidade, as técnicas do ambiente organizaram uma ação, com as crianças do pré-escolar da Biblioteca Municipal, que se dividiu em duas fases:
Inicialmente, as crianças foram reagrupadas e foi-lhes abordada a importância desta temática, seguidamente foi organizado um passeio de bicicleta pela ciclovia municipal, com intuito de, educar e sensibilizar os mais pequenos para a importância da redução das emissões poluentes provenientes do tráfego, bem como, incutir novos hábitos sustentáveis.

Objetivos gerais da ação:
• Comemorar o Dia Europeu Sem Carros, dando visibilidade e importância ao tema;
• Incutir novos hábitos e contribuir para a educação e formação da comunidade escolar;
• Sensibilizar as crianças para a utilização de transportes alternativos, por exemplo as bicicletas como meio de transporte quotidiano;
• Aumentar a qualidade de vida da comunidade escolar e, por conseguinte, a da população geral.
• Demostrar diferentes formas de mobilidade indo ao encontro das grandes orientações estratégicas comunitárias e nacionais, numa lógica de sustentabilidade.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa