Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Life Adpatate

LIFE ADAPTATE

O projeto LIFE ADAPTATE pretende aumentar o compromisso dos municípios europeus com o Pacto de autarcas para a energia e clima através do desenvolvimento de planos locais de mitigação e adaptação, que se integram nos objetivos dos vários municípios, com um enfoque na luta contra as alterações climáticas.
A solução principal proposta pelo projeto LIFE ADAPTATE na luta contra os efeitos das alterações climáticas passa pela contribuição para a promoção de políticas e legislação, quer a nível local, quer a nível europeu, tais como a estratégia europeia para a adaptação às alterações climáticas e o pacote 2030 para o clima e a energia, com o objetivo de reduzir os gases com efeito de estufa, aumentar a eficiência energética e a produção de energia através de fontes renováveis.

OBJETIVOS

Os objetivos específicos do projeto LIFE ADAPTATE são:

Desenvolvimento de Planos de Ação de Energia Sustentável e Clima (SECAP) em 6 municípios de três países europeus (Letônia, Portugal e Espanha), tirando partido de sinergias e know-how de diferentes entidades que suportam quer o desenvolvimento técnico, quer a participação pública.

– Desenvolvimento de ações piloto demonstrativas relacionadas com a mitigação e a adaptação às alterações climáticas a nível local e relacionadas com as diferentes abordagens que podem ser usadas, por forma a responder a riscos semelhantes em diferentes áreas europeias, ampliando a base de dados de conhecimento, ao nível das ações de mitigação e adaptação.

– Testar e demonstrar esquemas de cooperação entre municípios de diferentes países bem como os efeitos positivos do envolvimento e participação do público.

– Avaliar como as iniciativas locais e a adoção de medidas específicas permitem a adaptação e a mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

– Promover o uso de recursos e de diretrizes específicas, por forma a permitir a transferência e a replicação das atividades do projeto a nível europeu.

Este conjunto de objetivos específicos apresenta um objetivo principal: que as autoridades locais e as entidades de suporte reforcem os seus mecanismos de desenvolvimento de medidas de adaptação às alterações climáticas.

ALCANCE GEOGRÁFICO

O projeto LIFE ADAPTATE será implementado em seis municípios de três países europeus: Espanha, Portugal e Letónia.

 

PARCEIROS

Info Región de Murcia
EuroVértice Consultores, S.L.
Município de Águilas
Município de Cartagena
Município de Lorca
IrRADIARE, Science for evolution, Lda
Município de Alfândega da Fé
Município de Mértola
Ekodoma Ltd.
Município de Smiltene

Mais informações: http://lifeadaptate.eu/pt/

Folheto informativo

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa