Comemorações do 25 de abril em Alfândega da Fé

20 Abr '23

Para assinalar o 25 de abril, o Município de Alfândega da Fé preparou um conjunto de atividades evocativa da data

No dia 25 de abril, Alfândega da Fé vai assinalar os 49 anos da Revolução dos Cravos, começando pelo hastear da Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho, às 9h00, acompanhada pela Banda da Associação Musical de Alfândega da Fé e pela parada dos Bombeiros Voluntários.

As celebrações continuam com a Sessão Solene da Assembleia Municipal que contará com um momento musical protagonizado pela Banda da Associação Musical de Alfândega da Fé e com a intervenção dos alunos do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé. Após esta sessão decorrerá a Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, ambas no Auditório da Casa da Cultura e com transmissão em direto na página de facebook da autarquia.

A tarde é dedicada aos Jogos Tradicionais, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Alfândega da Fé incluída no Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes que este ano conhece a sua segunda edição. As inscrições para a fase local de apuramento podem ser feitas na Junta de Freguesia de Alfândega da Fé ou a partir das 14h00 no Parque Verde, onde decorrerão os Jogos.

Às 21h00, o Auditório Manuel Faria, da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, abre portas para um espetáculo evocativo do 25 de abril. O “Café Chiado” é um espetáculo que permite ao público saber como era viver em Portugal nas décadas de 50, 60 e 70, trazendo consigo "coisas bizarras" e "estranhas proibições", factos e regras. Durante o espetáculo serão mostrados documentos que comprovam alguns destes factos, através da recriação do ambiente de um café no bairro do Chiado em Lisboa, para recordar símbolos emblemáticos da época.

O Município de Alfândega da Fé vai assim assinalar 49 anos de democracia e um dos mais importantes marcos da história de Portugal.