Estrutura do Plano Regional de Eficiência Hídrica para Trás-os-Montes e Alto Douro vai ser apresentado em Alfândega da Fé

12 Mai '23

No próximo dia 15 de maio, o Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, e o Vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, vão estar em Alfândega da Fé para apresentar a estrutura do Plano Regional de Eficiência Hídrica para Trás-os-Montes e Alto Douro aos autarcas da região.

Um documento já anunciado pela Agência Portuguesa do Ambiente que pretende uma gestão eficiente dos recursos hídricos na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, à semelhança do que já aconteceu no Algarve e Alentejo. O objetivo do plano é garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos, promovendo a sua utilização racional e eficiente, tornando os territórios mais resilientes à seca e às alterações climáticas.

Recorde-se que a grave seca do último verão deixou a região numa situação bastante difícil, com as principais barragens destinadas ao consumo humano a atingirem limites extremamente baixos, colocando em risco o abastecimento de água às populações. Esta situação motivou, em agosto do ano passado, a assinatura de protocolos de colaboração técnica e financeira para medidas de combate à seca em Trás-os-Montes e Alto Douro. Um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros que serviu para implementar medidas de emergência para fazer face ao período de seca e assegurar o abastecimento de água à população em zonas mais críticas.

A estrutura do Plano Regional de Eficiência Hídrica para Trás-os-Montes e Alto Douro vai ser apresentada no próximo dia 15 de maio, às 14h30, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé e será antecedido, às 14h15, pela entrega de um camião cisterna aos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé, ao abrigo do Protocolo firmado com a APA para a mitigação dos efeitos da seca.