Já arrancaram as primeiras intervenções em habitações apoiadas pelo programa 1º direito

23 Mai '23

Em Alfândega da Fé já arrancaram as primeiras intervenções em habitações apoiadas pelo programa 1º direito. Neste momento, foram candidatados vinte e sete projetos de reabilitação, dezoito dos quais já aprovados pelo IHRU-Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana. Estão ainda a ser preparadas mais catorze candidaturas para submissão ao programa 1º direito.

As situações de carência habitacional existentes no concelho foram sinalizadas na Estratégia Local de Habitação, que identificou 128 famílias em situação de vulnerabilidade habitacional e com critérios de elegibilidade no âmbito deste programa.

Recorde-se que o “1º Direito” é um programa nacional de apoio ao acesso à habitação, coordenado pelo IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, que pretende criar condições para proporcionar o acesso a uma habitação digna a pessoas que vivem em situações habitacionais degradadas e que não dispõem de capacidade financeira para melhorar a sua situação.

20230522_102430
20230522_114659