Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Santuário de Santo Antão da Barca | Acessos melhorados

Figura1 1 1024 2500
23 Ago '16

As obras estão a decorrer e devem estar concluídas mesmo a tempo da Festa em honra de Santo Antão da Barca, que acontece a 3 de setembro. O calcetamento do estradão que faz a ligação ao Santuário de Santo Antão da Barca traz melhorias significativas, nomeadamente nas condições de segurança e de conforto proporcionadas a todos quantos se deslocam ao local.

A obra vem assim responder às expectativas dos locais, mas também de todos aqueles que , ao longo do ano, visitam este Santuário. São muitos aqueles que visitam o local movidos pela fé, mas também pela espetacularidade da paisagem ou pela simples curiosidade. Recorde-se que este Santuário, situado na freguesia de Parada, Alfândega da Fé, foi deslocalizado devido à construção da barragem do Baixo Sabor. O local onde estava situado o antigo Santuário ficou submerso pelas águas da albufeira. A Capela de Santo Antão, edifício datado do Sec.XVIII, foi trasladada para o novo local num processo de preservação patrimonial que assumiu características únicas no país.

Construído no cimo de uma colina, no local conhecido como sítio do Rebentão, a cerca de um quilómetro de distância do anterior, o futuro santuário replica a mesma relação com a água e a mesma orientação espacial, embora a uma cota mais elevada.

O novo Santuário é constituído pela antiga capela, e por edifícios construídos de raiz como a hospedaria, um bar restaurante e um espaço museológico e administrativo. No local vai também ser construído um ancoradouro e uma praia fluvial que vão contribuir para potenciar turisticamente este lugar.

Por outro lado, já está aprovada pelo Instituto das Estradas de Portugal a construção de um acesso direto ao Santuário. Procura-se, agora, a melhor forma de financiamento desta obra. A inexistência de um acesso direto a esta infraestrutra era entendida como obstáculo à concretização do objetivo de fazer deste “novo” local de culto um polo de atração turística. A concretização desta ligação vai permitir um acesso melhor, mais rápido e até seguro, beneficiando da proximidade de uma via estruturante como é o IC5.

Fotos Pavimentação Santo Antão

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC     logo2020_GG_ELOGE Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001