INSTAMEET | Encontro de Instagramers para promover território

03 Abr '17

De 7 a 9 de abril Alfândega da Fé vai ser o local mais “instragramável” do país com a realização do primeiro INSTAMEET do concelho. Um evento que vai reunir utilizadores da popular rede social Instagram, numa ação de divulgação e promoção do território que assume características inéditas na região e até no país. É que este INSTAMEET será o primeiro a ser realizado em mundo rural.

Este encontro vai documentar em imagens a relação entre o território- paisagens, pessoas e produtos endógenos- e a arte pública contemporânea. Os Instagramers serão guiados através de diferentes cenários naturais e conhecerão diversas artes e ofícios, dedicando um dia inteiro aos usos e costumes das aldeias deste concelho do Nordeste Transmontano.

Os participantes têm milhares de seguidores. As suas publicações são, muitas das vezes, motivo de inspiração na altura de escolher um destino de viagem. A utilização obrigatória da hastag #alfandegadafe garante que as imagens deste fim de semana vão ficar acessíveis a todos. Uma forma de comunicar e divulgar o território através de uma rede que soma já mais de 600 milhões de utilizadores.

Com a realização desta iniciativa o município pretende também desconstruir imagens pré-concebidas sobre os territórios de baixa densidade, fazendo destas novas formas de comunicação instrumento privilegiado no processo de preservação e valorização dos traços identificativos do território.

Na manhã de 9 abril, domingo, o encontro é aberto a todos os interessados. As inscrições já estão a decorrer.

O INSTAMEET de Alfândega da Fé surge associado a um outro projeto também ele de características inéditas. Trata-se da pré-inauguração da primeira Aldeia da Biosfera, um projeto turístico que nasceu na despovoada Felgueiras, localidade com 7 habitantes, e que alia o conceito de biodiversidade aos do turismo de saúde e cultural.

O INSTAMEET de Alfândega da Fé é uma organização da Câmara Municipal e Igersporto em parceria com a Fundação EDP e Casa de Campo das Felgueiras.