Berta Nunes e Francisco José Lopes apresentam os seus livros na Biblioteca Municipal

12 Nov '18

No dia 14 de novembro, Berta Nunes, Presidente da Câmara Municipal, e Francisco José Lopes, historiador de Alfândega da Fé, apresentaram os seus livros “O Saber Médico do Povo” e “Apenas Madrugada”. Embora de géneros e objectos diferentes, as duas obras têm em comum o facto de serem publicações da editora “Lema D’Origem”.
Berta Nunes, médica de profissão e actual Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, lança assim uma nova edição do seu livro “O Saber Médico do Povo”, um ensaio de antropologia médica, desenvolvido através de um trabalho de campo realizado na aldeia de Vales, em Alfândega da Fé. A primeira edição foi lançada em 1997 e o livro há muito tempo que se encontrava esgotado, pelo que se impunha esta 2ª edição. Do ponto de vista da ciência médica os pressupostos da abordagem efectuada continuam válidos, o trabalho de campo realizado constitui hoje uma importante memória da comunidade de Vales e os mais jovens desconheciam este livro por não terem acesso a ele.
Francisco José Lopes, professor e historiador natural de Alfândega da Fé, que para além de se dedicar à investigação histórica do concelho e ao seu registo, tem pela poesia um gosto especial. “Apenas Madrugada” é o quinto livro de poesia do autor que, como referido no prefácio deste livro “é indelevelmente marcada pela sua biografia pois poesia e existência são quase sinónimos para alguém que escreve poemas e reflecte sobre o quotidiano”. Uma vida dedicada à escrita de diversos géneros que sob a forma de poesia é apresentada nesta obra “Apenas Madrugada”.
“O Saber Médico do Povo” foi apresentado por António Sá Gué, que assinou a nota editorial e Francisco José Lopes, que assinou a nota à 2ª edição, seguindo-se a intervenção da autora. “Apenas Madrugada” foi apresentado pelo prefaciador, Norberto Machado da Veiga, e incluiu a leitura de poemas por Lara Sebastião Lopes e pelo autor do livro.
Dois livros apresentados no dia 11 de novembro (quarta feira) no Auditório da Biblioteca Municipal em Alfândega da Fé.

2037
Capa-Frente_apenas-Madrugada-600x600_1_