Alfândega da Fé celebra Dia da Municipalidade a 8 de maio

20180508 163619 1 1024 2500
06 Mai '20

O dia 8 de maio é Feriado Municipal em Alfândega da Fé. A data assinala a atribuição da primeira Carta de Foral ao concelho, em 1294 pelo Rei D. Dinis e o início de uma história que se escreve há 726 anos. História que a autarquia tem vindo a preservar e promover através de várias iniciativas, como o apoio à investigação histórica do concelho, a publicação de livros sobre o tema e a organização do arquivo documental.

Este ano, para assinalar o Feriado Municipal, a autarquia preparou, com os seus próprios recursos técnicos e humanos, e dentro dos condicionalismos da situação que vivemos, um documentário, sobre alguns aspetos da evolução urbana da sede do concelho. Uma viagem no tempo que se inicia na zona antiga da vila, designada de Castelo e que, percorre locais e edifícios que ajudaram a escrever a história da localidade e do próprio concelho.

Estão também disponíveis no site da autarquia os dois volumes do “Roteiro Documental do Arquivo Histórico Municipal”, da autoria de Francisco Lopes, publicados em 2016 e 2018, respetivamente. Livros importantes para a preservação da memória histórica de Alfândega da Fé e que são, na semana em que se assinala o Feriado Municipal, a proposta de leitura da Biblioteca Municipal.

No dia 8 de maio, às 9h00, o Município de Alfândega da Fé vai transmitir em direto, no facebook, o hastear da Bandeira Municipal nos Paços do Concelho, cumprindo esta tradição do Dia da Municipalidade. O documentário vai ser exibido, às 10h30, nas plataformas digitais do Município (Youtube e Facebook) para que as pessoas possam assistir a partir das suas casas.

Em tempos de pandemia, esta foi a forma encontrada para se assinalar o Feriado Municipal em Alfândega da Fé uma vez que o programa inicialmente previsto teve de ser cancelado.