Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Oficina de Cestos em Escrinho

02 Novembro 2019
Oficina  cestos em escrinho 1 1024 2500

Oficina de Cestos em Escrinho

2 de novembro
11h00
CIT Sambade/ Alfândega da Fé
Dinamizadores: Aníbal Delgado e Rosa Delgado
Público-alvo: Público em geral


Este tipo de cestaria é uma atividade artesanal oriunda de algumas aldeias da Terra Fria Transmontana, tendo sido em tempos um ofício bastante relacionado com o dia-a-dia das comunidades rurais. Na aldeia de Vilar Seco, concelho de Vimioso, Aníbal e Rosa Delgado são os representantes deste legado que teimam em não deixar que se perca no tempo.

Estes cestos feitos de palha de centeio e casca de silva serviam em tempos para guardar cereais, farelos, levedar a massa do pão e conservar outros alimentos. Hoje em dia, já são poucos os que lhe dão esta utilidade e nos dias de hoje estes utensílios são mais usados para adornar as casas.

Os participantes desta oficina ficarão a conhecer mais sobre esta técnica do escrinho através da explicação e visualização da prática, bem como eles próprios desafiarem-se a trabalhar este material e fazerem o seu próprio cesto.
Pretende-se assim com esta iniciativa dar a conhecer esta arte do saber-fazer e sensibilizar cada vez mais o público para a preservação e valorização do património cultural e das suas gentes.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaLogo_PDAM_ano2019-05_(1)