Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Mensagem do Presidente

presidente

Caros e Caras Alfandeguenses,

Estamos a iniciar mais uma campanha da azeitona, uma importante atividade socioeconómica e cultural do nosso concelho. Uma safra que, neste ano particular, deve ser realizada com empenho e cuidado, não só para continuarmos a garantir a excelência dos nossos azeites, que depende muito do vosso labor e dedicação, mas também para garantir a sobrevivência de muitas famílias e a dinamização económica deste setor, que é muito importante no nosso concelho e na região.

Nestes tempos difíceis, permitam-me que me dirija a todos vós para pedir o máximo rigor e responsabilidade no cumprimento das regras de segurança e proteção, que todos devem cumprir na realização desta importante atividade, nomeadamente:

- Usar máscara de proteção sempre que se estiver com outras pessoas na execução dos trabalhos, desde que não seja possível manter o distanciamento social;

- Cumprir a etiqueta respiratória na execução dessas tarefas;

- Realizar as refeições (hora da merenda) mantendo o distanciamento físico recomendado e de preferência ao ar livre;

- Respeitar as regras de segurança e a lotação dos veículos nas deslocações;

- Cumprir as regras impostas pela DGS e os respetivos Planos de Contingência junto dos lagares, especialmente na entrega da azeitona;

- Evitar convívios familiares e sociais que tradicionalmente acontecem nesta época do ano.

Os contactos/convívios familiares e sociais estão na origem de cerca de 70 % dos contágios a nível nacional. É aqui que devemos ser CUIDADOSOS para podermos continuar a fazer o essencial: o trabalho e a educação dos nossos filhos!

Sabemos bem da dureza destas medidas, mas acredito que se todos cumprirmos podemos melhorar a situação epidemiológica do nosso concelho, da região e do país.

A SITUAÇÃO ATUAL É GRAVE.

Conto convosco.
Desejo-vos uma boa Campanha!
Juntos vamos vencer este vírus!

Um abraço,
Eduardo Tavares

 

Mensagens anteriores
  • Mensagem do Presidente (outubro 2020)

    Caros e Caras Alfandeguenses,

    Esta luta que vivemos e travamos juntos contra este vírus, vai ser um desafio permanente nos próximos tempos.

    Vamos ter que o enfrentar com coragem e determinação para podermos manter a máxima normalidade nas nossas vidas e, acima de tudo, defender os que nos são mais próximos, os que mais necessitam e a saúde de todos nós.

    Esta luta trava-se com a adoção das medidas de proteção conhecidas por todos. Por isso, faço, uma vez mais, o apelo para que cada uma e cada um de nós sejamos verdadeiros agentes de saúde pública.

    Ser portador do vírus, ter tido algum contacto ou estarmos numa linha de contágio é algo que TODOS, sem exceção, temos que encarar com normalidade e responsabilidade! Não podemos ter qualquer tipo de ESTIGMA ou REJEIÇÃO nestas situações!

    Devemos, isso sim, ter a máxima sensatez e prudência. Devemos agir, de forma individual mas pensando sempre no coletivo, protegendo os nossos familiares, os nossos amigos e nossos colegas de trabalho.

    DEVEMOS SER RÁPIDOS E EFICAZES nas medidas de Distanciamento Social e de Isolamento e contactar o mais rápido possível as Autoridades de Saúde. SÓ ASSIM EVITAMOS E QUEBRAMOS CADEIAS DE CONTÁGIO!!

    Travar este vírus na nossa comunidade depende de todos nós. Conto convosco!
    Protejam-se!
    Vamos todos ficar bem.

    Eduardo Tavares

    20 outubro 2020

  • Mensagem do Presidente | Regresso à atividade letiva em tempode de pandemia

    Caros e Caras Alfandeguenses,

    Estamos a chegar ao fim de um verão diferente de todos os outros que já vivemos, um verão onde superamos, com coragem, anseios e medos, um verão onde a colaboração e a responsabilidade de todos nos permitiu ter uma vida “quase normal” e voltar a estar com os nossos familiares.

    A vida continua e rapidamente chega um novo ano letivo para os mais jovens e uma nova estação do ano que nos vai colocar novos desafios e dificuldades nesta Pandemia que todos combatemos e vivemos. Este é o tempo de voltarmos a elevar a nossa segurança e proteção para protegermos os nossos idosos, os mais vulneráveis, mas também as nossas crianças e jovens, aos quais queremos, todos, não tenho dúvidas, proporcionar a escola presencial com a maior segurança possível.

    Reforço o apelo para que continuemos a ser uma comunidade responsável como até aqui e que acatemos todas as regras impostas pelas Autoridades de Saúde, Forças de Segurança e Proteção Civil.

    Temos que travar os contágios que acontecem agora em ambiente familiar, temos que nos proteger uns aos outros e o distanciamento social e o cumprimento das regras impostas é fundamental para continuarmos a vencer o vírus.

    Protejam-se uns aos outros e protejam a vossa família e amigos. Um Abraço!

    Eduardo Tavares

  • Aos nossos emigrantes e a todos os visitantes

    Caros e Caras Alfandeguenses,
    Aos nossos emigrantes e a todos os visitantes

    Quero dar-vos as boas-vindas a Alfândega da Fé! O mês de agosto é o mês de regresso de muitos emigrantes à sua terra natal, é tempo das esperadas férias, do reencontro com a família, com os amigos e com os conterrâneos.

    A todos os que regressam a Alfândega da Fé por esta altura quero desejar-vos uma boa viagem, que venham bem e em segurança. Deixo também o apelo para que ao chegarem sejam respeitadores das regras e normas de segurança, cumprindo o distanciamento social e físico, higienizando as mãos e usando máscara nos locais e momentos em que é obrigatório.

    Para quem nos visita, desejo uma excelente estadia. Alfândega da Fé tem locais e paisagens deslumbrantes, as nossas gentes são afáveis e os nossos restaurantes e unidades hoteleiras estão preparados para vos servir com toda a segurança.

    Porque a pandemia ainda não acabou, reitero o apelo para o cumprimento das normas da DGS, dirigindo-me também aos nossos jovens que, neste período de férias, se encontram nos espaços de lazer, nos bares e esplanadas do nosso concelho. Mantermos a nossa comunidade segura também depende de vós, depende de todos!
    Desejo-vos umas boas férias, em segurança.

    Eduardo Tavares

  • Mercadinho de Cereja de Alfândega da Fé e dos Produtos Locais

    Caras e Caros Alfandeguenses,

    Estamos numa das épocas do ano mais aguardadas por todos nós, que mais identifica o nosso concelho, a época das cerejas. Este fruto, apreciado por todos nós, é o mote para a nossa principal montra económica, cultural, desportiva e turística, a nossa Festa da Cereja, que continuamos a promover e divulgar.

    Apesar de este ano não se realizar, continuamos a valorizar os nossos produtos e a incentivar a economia local, através do Mercadinho de Cereja de Alfândega da Fé e dos Produtos Locais. É um regresso às origens, pois terá sido desta forma que, há quase 40 anos, se deu início à Festa da Cereja.

    Com confiança, mas acima de tudo com segurança e responsabilidade, esta iniciativa marca um passo em frente na retoma das nossas atividades e das nossas vidas, para animarmos a nossa economia e mostrarmos a nossa união.

    Quero por isso, convidar-vos a visitarem e comprarem no Mercadinho de Cereja de Alfândega da Fé e dos Produtos Locais. Apoiar a economia local é valorizar o nosso território.

    Eduardo Tavares

    maio 2020
  • Mensagem de Páscoa (2020)

    Caras e Caros Alfandeguenses,

    Vivemos tempos muito difíceis. Os mais difíceis das nossas vidas. Quero dizer a cada um de vós que a Câmara Municipal dentro das suas possibilidades tudo tem feito para ajudar a combater esta terrível doença. Vamos continuar.

    Cada um de nós pode ajudar se cumprir as ordens e orientações das autoridades. Sejamos solidários. Sejamos agradecidos aos profissionais de saúde e a todos os que se mantém a trabalhar. Tenhamos esperança porque vamos vencer esta batalha.

    Esta é a semana da Páscoa. Estamos impedidos de vivê-la como sempre o fizemos.

    A Páscoa significa esperança e vida. A Páscoa significa ressurreição para todos os cristãos. A Páscoa é tempo de mudança, da passagem do inverno para a primavera.

    Para o ano, com certeza que poderemos fazer uma grande festa.

    Desejo a todos uma Boa Páscoa.

    Eduardo Tavares

  • Mensagem do Presidente | COVID-19

    Caros e Caras Munícipes,
    Caros e Caras Encarregadas/os de Educação/Pais,
    Aos nossos e nossas Jovens do concelho,

    O nosso país, a Europa o resto do mundo vivem um drama ímpar, que põe em perigo a nossa segurança e a própria vida, pelo que todos nós vivemos tempos de ansiedade e apreensão com o contágio e a doença do novo coronavírus (COVID-19).

    O Município de Alfandega da Fé e o Governo têm vindo a tomar várias medidas preventivas para diminuir ao máximo o risco de contágio, tais como:

    1. cancelamento de todas as atividades e eventos municipais;

    2. encerramento de todos equipamentos culturais e desportivos públicos por tempo indeterminado;

    3. medidas restritivas no funcionamento dos nossos estabelecimentos de restauração, bebidas e similares do concelho;

    4. encerramento das nossas escolas, creches e todos os serviços municipais de apoio;

    5. adiamento de pagamentos obrigatórios de alguns serviços municipais.

    Hoje, como comunidade responsável e cuidadora uns dos outros, temos todos o dever de cuidar dos nossos concidadãos mais vulneráveis e expostos a esta doença (idosos e pessoas com doenças crónicas). Nestes tempos, precisamos muito de ser solidários e responsáveis e, a todos sem exceção, apelo à máxima contenção social, com o cancelamento de todas as nossas atividades que não sejam urgentes e necessárias e devemos, o mais possível, manter-nos nas nossas casas, saindo apenas para situações estritamente necessárias.

    Peço, de forma muito especial a todos os Pais, que mantenham as nossas crianças/adolescentes em casa, pois os riscos que poderiam ter na Escola, podem ocorrer noutros locais, nomeadamente shoppings, grandes superfícies, parques infantis e de lazer. Evitem também que as crianças/adolescentes se juntem em grupos nos espaços públicos.

    De forma geral, apelo a que evitem o contacto com os nossos idosos a não ser em situações necessárias para o seu bem-estar e saúde. Protejam-nos, ajudem-nos e evitem que eles tenham que sair de casa. Sugiro, para o efeito, que os familiares mais próximos façam um bom planeamento das suas necessidades básicas.

    Uma palavra especial também para os nossos e as nossas Jovens: especialmente vós, que sereis a nossa comunidade do futuro, ajudai a cuidar dos nossos pais e dos nossos avós. Mantenham uma conduta de grande contenção social, evitando contactos, viagens e comportamentos de risco. Estou certo que darão uma resposta positiva e de grande responsabilidade!

    Estou também certo que, todos juntos, cumprindo e acatando as normas vigentes e as que venham a ser impostas e decretadas nos próximos tempos, conseguiremos ultrapassar este grave problema, para em breve podermos voltar à nossa vida normal.

    Vamos continuar a estar atentos a esta problemática e trabalhar com as entidades competentes de forma a tomar e ajustar as medidas que se considerarem mais convenientes na proteção de toda a população, sempre que necessário.

    HOJE, TODOS SOMOS AGENTES DA SAÚDE PÚBLICA.

    Agradeço a compreensão e a máxima colaboração de toda a comunidade.

    Um abraço para todos e todas!

    Eduardo Tavares

  • Mensagem do Presidente para 2020

    Caros/as Munícipes,

    Entramos em 2020 com as energias renovadas e com óptimas notícias para todos os alfandeguenses. A redução gradual das taxas municipais (IMI, IRS e Taxa de Derrama) tem início já este ano e antecipamos a saída da situação de excesso de endividamento da Câmara Municipal para 2023. Este ano vamos também arrancar com um conjunto de obras importantes, aproveitando os fundos comunitários disponíveis e captando o máximo de investimentos para o nosso concelho.

    Estamos motivados pois o Município de Alfândega da Fé continua a ser notícia por boas razões. Fechamos o ano de 2019 com uma distinção nacional pelo Programa de Desporto Adaptado do Ano 2019 e estou certo de que outros prémios e distinções nos serão atribuídos.

    Agradeço por isso a todos os colaboradores da nossa autarquia, que diariamente se empenham para alcançarmos estes resultados e tornar estes reconhecimentos possíveis. Deixo também o meu louvor às nossas instituições e a toda a comunidade que se envolve nas diversas iniciativas locais. Todos juntos conseguimos projectar o nome do nosso concelho e engrandecê-lo ainda mais.

    Por tudo isto, estamos orgulhosos do trabalho que temos desenvolvido e confiantes de que o ano 2020 nos trará muitos sucessos.
    Votos de um excelente ano 2020 para todos os/as Alfandeguenses!

    Eduardo Tavares
    Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

  • Mensagem de Natal 2019

    Caros/as Munícipes,

    Nesta época natalícia quero endereçar-vos, em meu nome pessoal e do Executivo Municipal, uma mensagem de esperança e solidariedade.

    O Natal é celebração e partilha e é com esse intuito que nos associamos às instituições locais para, em conjunto, realizarmos a Aldeia Natal 2019. Um evento que tem crescido nos últimos anos e que é, certamente, uma forma de dinamizarmos a nossa terra nesta época tão especial e aproximarmos as pessoas e as instituições.

    Quero, por isso, convidar-vos a visitarem a nossa Aldeia Natal e a participarem nas diversas iniciativas culturais e solidárias que preparamos para todos vós e que decorrem de 6 de Dezembro de 2019 a 5 de Janeiro de 2020.

    Deixo-vos também o repto para que, num espírito de comunidade e entreajuda, façam as vossas compras de Natal no comércio local e tradicional e, dessa forma, todos possamos contribuir para a dinamização económica do nosso concelho.

    Espero que este Natal seja para todos vós um momento de aproximação e de renovação de energia para um novo ano que se avizinha.

    Desejo-vos um Feliz Natal e um Excelente Ano 2020.

    Eduardo Tavares
    Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

  • Mensagem do Presidente Outubro 2019

    É uma grande honra dirigir-me a vós enquanto Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé. Afirmo novamente que assumirei este cargo com grande humildade e honra, esperando servir o nosso concelho com trabalho, dedicação e transparência.

    Neste sentido, quero desde já colocar-me à vossa disposição para vos ouvir e receber. Em conjunto com o executivo que me acompanha, com os colaboradores do Município e com os Presidentes de Junta, tudo farei para que os problemas que afetam os Munícipes sejam resolvidos e para que Alfândega da Fé continue a marcar a diferença pela positiva na região e no país.

    Em breve vou dar início a um ciclo de Presidências abertas para estar mais perto dos Munícipes e dar a oportunidade de todos os alfandeguenses partilharem as suas ideias e colocarem as suas questões. Quero fazê-lo numa lógica de proximidade, em cada freguesia do nosso concelho e com cada um de vós.

    Estou certo de que juntos continuaremos a fazer de Alfândega da Fé uma terra de excelência para viver, visitar e regressar!
    Conto convosco, podem contar comigo!

    Eduardo Tavares
    Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

  • Mensagem da Presidente da Câmara (Revista Municipal - Alfândega da Fé em Revista - julho 2019)

    Caros/as Munícipes,


    Neste boletim municipal, tentamos dar uma imagem do muito que este executivo municipal tem vindo a fazer por um concelho que apesar das dificuldades encara o futuro com otimismo.

    Otimismo que resulta do sucesso da gestão local da autarquia: diminuição sustentada da dívida herdada, aproveitamento integral dos fundos comunitários, emprego e diminuição da precariedade dos trabalhadores da autarquia contribuindo para a fixação de jovens no concelho e aumento dos nascimentos como está a suceder nos últimos dois anos, melhoria da organização da câmara com certificação da qualidade da mesma, aumento da notoriedade do concelho com boas notícias, prémios e honrosas classificações nacionais que continuamos a ter e muito mais.

    Somos conhecidos como um município que investe na cultura, com políticas sociais inclusivas e de combate aos preconceitos, ao racismo e à xenofobia.
    Apoiamos a agricultura e os produtores locais e conseguimos neste quadro comunitário um investimento de cerca de 25 milhões de euros em regadio!
    Apoiamos os nossos séniores, os nossos jovens e todos os grupos mais vulneráveis.

    Investimos na educação e no sucesso escolar das nossas crianças e jovens.

    Apoiamos as nossas associações desportivas, culturais e da área social.

    Estamos a trabalhar para atrair investimento para o nosso concelho, criando emprego que tão necessário é, para deixarmos de perder população e invertermos o ciclo do despovoamento.

    Estamos otimistas e confiantes no futuro também, porque as políticas a nível nacional do atual governo, tem vindo a aumentar as transferências para as autarquias, a descentralizar competências do poder central para o poder local, reforçando o poder local e permitindo criar mais empregos localmente e prestar melhores serviços às pessoas.

    Estamos determinados em fazer de Alfândega da Fé um melhor local para se viver, com oportunidades para todos, porque qualidade de vida já temos.

    Berta Nunes
    Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

    (Julho 2019)

  • Mensagem da Presidente Dezembro 2018

    MENSAGEM DE NATAL

    Caros Munícipes,

    Quero desejar um Bom Natal a todos/as os/as alfandeguenses e que o ano 2019 nos permita concretizar os nossos projetos. Nesta quadra natalícia esperamos dar-vos o melhor e, por isso, programamos um conjunto de iniciativas para que possamos vivenciar o espírito de Natal em comunidade. A Aldeia Natal, que a partir do dia 7 de dezembro iluminará o Jardim Municipal, é o ponto de partida para que o Natal em Alfândega da Fé seja mais solidário e mais próximo das pessoas.

    A iluminação de Natal vai ser ligada às 18h00 mas nesse dia, a partir das 16h00, pode participar no Desfile de Pais Natal Solidário e assistir à atuação da Orquestra Juvenil, acompanhada do Coro Infantil do Pré-escolar de Alfândega da Fé, no Coreto, às 17h00. Marcamos assim a abertura da Aldeia Natal, contando com a participação da comunidade escolar, das instituições locais e de toda a população.

    Durante esta quadra reúna a família, amigos ou vizinhos e além de vistar a exposição da Aldeia Natal no Jardim Municipal e a exposição de Presépios na Casa da Cultura, assista ao concerto de Natal da Associação Musical de Alfândega da Fé, no dia 23 de dezembro, pelas 15h30, na Casa da Cultura e deixe-se encantar pelas melodias de Natal.
    Com a chegada do novo ano a nossa tradição manda Cantar os Reis de porta em porta. Nas noites frias de inverno receba calorosamente os cantadores de Reis. Na vila as vozes do grupo de Cantares de Alfândega da Fé e da Comissão de Festas vão ecoar e em algumas aldeias do nosso concelho pequenos grupos fazem também questão de manter esta tradição. A programação de Natal culmina com o Cantar dos Reis na Casa da Cultura, no dia 6 de janeiro, às 15h00. Um concerto com vários grupos de cantares para dar as boas vindas ao Novo Ano.

    Neste natal, convido-vos a juntarem-se a nós nos diversos eventos que preparamos para esta época, em conjunto com outras entidades do concelho, com o objectivo de aproximar as pessoas nesta quadra tão especial.

    Celebre o Natal connosco!

    Feliz Natal e Bom Ano 2019

    Berta Nunes
    Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

    (Dezembro 2018)

  • Mensagem da Presidente Junho 2018

    Caros Munícipes,

    Entramos em 2018 cumprindo e superando as metas do PAM (Plano de Ajustamento Municipal), reduzindo em mais de 10%, o excesso de endividamento e conseguindo um prazo médio de pagamento de 1 dia! De uma dívida de 23 milhões em 2009 (incluindo a dívida das empresas municipais) quando assumimos a autarquia, temos hoje menos de 18 milhões de dívida total e resolvemos os problemas das duas empresas municipais, que em conjunto davam um prejuízo anual de cerca de meio milhão de euros, além da dívida que tinham acumulado.

    Tudo isto alcançado sem nunca abandonarmos o rigor e o cumprimento dos objectivos que nos propusemos, de forma a conseguirmos recuperar de uma situação de grave desequilíbrio estrutural, mais de 400% de índice de endividamento em 2013, para um índice de 255% no final de 2017 e caminharmos, assim, em passos largos e seguros, para deixarmos de estar em excesso de endividamento, sem deixar de investir e de cumprir com os nossos compromissos! A redução da dívida tem de ser gradual para não comprometer o presente e o futuro de Alfândega da Fé sendo que temos de continuar a investir e a aproveitar os fundos comunitários. Pese embora todas as dificuldades financeiras herdadas do anterior executivo, conseguimos ainda fazer grandes investi- mentos porque soubemos aproveitar bem os fundos comunitários.

    Foi o caso das obras de reabilitação urbana já efectuadas, a obra para levar água tratada a 5 aldeias do sul do concelho (em execução), a base de apoio dos GIPS já entregue ao empreiteiro, a obra da escola EB2 já aprovada estando em fase de início de concurso, a segunda fase de reabilitação urbana em fase de aprovação da candidatura, a requalificação da zona industrial com candidatura já submetida etc.

    Para além destas obras há também o grande investimento que conseguimos captar para o regadio do concelho. A requalificação da barragem da Esteveínha já iniciou e temos já entregue ao empreiteiro e a aguardar visto do tribunal de contas a requalificação do regadio da Camba. A construção de uma nova barragem para o regadio de Vilar Chão e Parada já tem parecer favorável do PDR2020 e espera-se no próximo ano iniciar as obras. No total teremos um investimento superior a 20 milhões de euros.

    Os nossos principais objectivos neste mandato são: continuar a reduzir a dívida, aproveitar os fundos comunitários e trabalhar para fixar as pessoas e criar empregos, atraindo investimento, sendo que este último objectivo será a prioridade. Sem pessoas não há futuro e se não conseguirmos reverter o despovoa- mento e envelhecimento do nosso concelho o futuro será difícil e incerto.

    É por isso que temos vindo a desenvolver esforços para captar investimentos e empresas para o concelho e persistiremos neste objectivo, esperando ter resultados a prazo.

    Berta Nunes

    Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

    Junho de 2018

  • Compromissos para o novo mandato (2017-2021)

    Nos últimos 8 anos fizemos uma grande mudança no rumo do concelho de Alfândega da Fé. Conseguimos equilibrar as finanças, pagar a tempo e horas e neste novo mandato a prioridade é atrair investimento e criar emprego, permitindo fixar as pessoas no concelho, em particular os jovens, parando a tendência de despovoamento actual.
    A nossa estratégia passa pelo aproveitamento dos fundos comunitários e de outros financiamentos para realizar investimento público. Existem algumas candidaturas aprovadas e estamos a trabalhar na elaboração de mais projetos. Para além do investimento, continua a ser nosso compromisso reduzir a dívida e pagar a tempo e horas, saindo do excesso de endividamento e reduzindo os impostos locais.
    O desenvolvimento do nosso concelho passa também pela agricultura e nesse sentido vamos continuar a apoiar os agricultores, em particular, no aumento da área regada do concelho e na organização da produção e apoio à comercialização dos seus produtos.
    No turismo manteremos uma política de promoção do concelho, aliados a projetos culturais que vamos continuar a desenvolver e apoiaremos as iniciativas dos privados nesta área.
    Na área social o envelhecimento activo é um dos nossos objetivos! Como somos uma comunidade cada vez mais envelhecida, temos de tratar dos nossos idosos e dar-lhes a oportunidade de viverem com qualidade. Para isso vamos continuar e aprofundar as políticas de apoio aos seniores: promover o envelhecimento ativo, combater o isolamento e apoiar a melhoria das condições de vida dos mais idosos.
    Apoiaremos também a construção de pequenos lares nas aldeias e de uma unidade de cuidados continuados na área da saúde mental. Continuaremos a apoiar famílias carenciadas e a desenvolver políticas que evitem o despovoamento das aldeias e melhorem a qualidade de vida das pessoas. Vamos alargar o orçamento participativo a toda a população, continuando com o jovem e o sénior.
    Neste novo mandato vamos dar continuidade às políticas de apoio às crianças e jovens iniciando um projeto de promoção do sucesso escolar e combate ao abandono, apoiando as famílias carenciadas em particular as que têm filhos.
    Rigor, transparência, inclusão e igualdade são os nossos compromissos e é desta forma que vamos continuar a trabalhar ao serviço do nosso município e dos nossos munícipes.

    Berta Nunes

    Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

  • Neste final de ano de 2016

    Neste final de ano de 2016 estamos na fase de aprovação do Plano e Orçamento, que será enviado à Assembleia Municipal no dia 10 de Dezembro.
    Temos um orçamento de cerca de 8 milhões de euros, sensivelmente mais 1 milhão que no ano anterior, e isso significa que finalmente estamos a iniciar a execução do quadro comunitário 2014/2020 que esteve parado durante dois anos.

    Prevemos no início do próximo ano reiniciar a reabilitação urbana da vila, candidatura já aprovada, no valor de cerca de 600 mil euros, e que irá continuar no espaço público a intervenção já realizada na zona da Torre do relógio, desta vez, até ao centro da vila.

    Na candidatura da reabilitação urbana está incluída numa segunda fase, a iniciar até final de 2017, a reabilitação da casa do arcebispo José de Moura, junto ao Adro da igreja, que será transformada num espaço público, onde existirá uma sala de exposição do património religioso e outra dedicada ao mestre José Rodrigues.

    Já aprovamos em reunião de câmara a aquisição do Lagar D’El Rei, espaço já candidatado no Programa “Provere” que permitirá a recuperação do edifício que há muito necessita dessa intervenção.

    Temos já aprovada a candidatura de requalificação do espaço junto ao centro de saúde, como base de acolhimento dos GIPs e melhoria do heliporto com licenciamento do mesmo.

    Ainda este ano iremos submeter a candidatura para requalificação da escola EB2, cuja intervenção ascenderá a 1 milhão de euros.
    Candidatamos o projeto para melhoria do fornecimento de água às aldeias da Ferradosa, Gouveia, Picões, Cabreira e Vilarelhos e estamos a aguardar a aprovação da candidatura, para resolvermos definitivamente o problema da qualidade do abastecimento de água a estas aldeias, que têm vários problemas, há décadas, com a água actual proveniente de furos.

    Temos uma pré - candidatura para requalificação da zona industrial e construção de uma incubadora de empresas, para continuarmos a apoiar a criação de empresas e de emprego no concelho. Esta candidatura inclui a beneficiação da entrada sul da vila.
    Vamos continuar a apoiar a valorização da zona junto à albufeira do Sabor em parceria com a confraria do santo Antão, estando prevista a construção de uma praia fluvial e um pequeno ancoradouro até Maio/Junho de 2017. Estamos também a desenvolver esforços para melhorar o acesso a partir do IC5, até pela importância desta zona em termos turísticos.

    Com esse mesmo objectivo fizemos uma candidatura para valorizar este espaço natural com um projecto de percursos pedestres “Caminhos do Sabor”.
    Continuamos a considerar o turismo como uma das potencialidades a desenvolver e neste sentido iremos requalificar o espaço público da aldeia de Felgueiras, onde empresários privados estão a investir mais de 1 milhão de euros em vários projetos turísticos singulares e fortemente atrativos.
    Estas são algumas das candidaturas que temos em carteira e em execução em 2017/2018 sem descurar o apoio às freguesias na melhoria das acessibilidades, calcetamentos, etc.

    Abre – se assim um novo ciclo de investimento, com o aproveitamento dos fundos comunitários, para o qual a autarquia está melhor preparada, tendo já estabilizado a situação financeira; pagamos a tempo e horas, não temos pagamentos em atraso e estamos a reduzir a dívida gradualmente de acordo com o previsto no Plano de Ajustamento Municipal.
    De acordo com o anuário financeiro das autarquias fomos a 5ª melhor autarquia do distrito em termos de gestão financeira em 2015 e em 2016 ainda estaremos melhor.

    Quanto caminho já percorrido!

    Resolvemos o problema das duas empresas municipais (EDEAF e Alfandegatur) que anualmente davam prejuízos e drenavam recursos do orçamento municipal para cobrir esses prejuízos, que correspondiam a mais de 500 mil euros por ano.

    A EDEAF foi extinta sendo os espaços da mesma concessionados a privados e a Alfandegatur vendida a privados que já iniciaram um forte investimento no Hotel Spa que há muito era necessário: desta forma além de libertar a autarquia destes encargos, impulsionamos a iniciativa privada que em nosso entender, deve ser o motor do desenvolvimento do concelho.

    Estamos pois mais preparados e menos subjugados pelo peso da dívida que herdamos, que mesmo assim ainda irá pesar durante os próximos anos no orçamento municipal, mas de uma forma mais sustentável.

    Felizmente este governo do Partido Socialista está a repor as verbas que foram cortadas do orçamento das autarquias pelo governo anterior e isso permitirá maior investimento e mais desenvolvimento.

    Embora tenhamos de pagar a dívida temos de o fazer sem descurar o investimento e a resolução dos problemas do nosso concelho.

    Os tempos são pois de esperança e de muito trabalho ao serviço do nosso município e dos nossos munícipes.

    Berta Nunes
    Presidente da Câmara de Alfândega da Fé

  • Tempos de Mudança 

    Estamos a chegar ao final de 2015 num clima de mudança de que bem precisamos; mudança que queremos seja na direcção certa, porque há muito a fazer para sermos um país melhor para as pessoas e para as famílias.

    Precisamos de melhorar a situação económica das famílias, criar emprego, dar oportunidades aos nossos jovens, reverter o despovoamento do interior, trabalhar para provar que a periferia (o interior) pode ser um centro (de facto estamos mais perto do centro da Europa que o nosso litoral hoje mais desenvolvido e que oferece mais oportunidades que o interior do país).
    Nesta mudança também cabe a descentralização e o reforço do poder local, um poder mais próximo das pessoas e que responde mais eficazmente aos problemas das pessoas.

    Um poder local que se tem vindo a substituir ao poder central em funções que são da competência do mesmo, como apoios na área da saúde e na área social, sem que tenham sido transferidos para as autarquias os meios para tal.Pelo contrário, desde 2010, as autarquias sofreram cortes de transferências do Estado que no nosso caso chegaram em 2014 a cerca de 1 milhão de euros por ano a menos.
    Apesar desta situação difícil, não baixamos os braços e os resultados estão à vista: conseguimos reorganizar a autarquia, iniciar a trajectória descendente da enorme dívida herdada, e conseguimos investir aproveitando os fundos comunitários.

    Este ano de 2015 terminamos a recuperação da Capela da Legoinha em Vilarchão, incluindo as pinturas murais valiosas descobertas nessa capela, requalificamos da Torre do Relógio e espaço envolvente, publicamos livros importantes sobre a nossa história (conhecer melhor a história do concelho é importante para construir um identidade forte e aprender com o passado para perceber o presente e perspectivar o futuro), ajudamos a construir dois lares nas aldeias de Parada e Gebelim que estão prontos a abrir, inauguramos o Centro de Interpretação do Território em Sambade, resultante da recuperação da antiga escola primária e a requalificação da Casa do Povo de Sambade durante a Festa da Montanha no último fim – de - semana do mês de Novembro, sendo estes apenas alguns exemplos do investimento feito só em 2015.

    Apoiamos as nossas associações culturais e desportivas de uma forma muito significativa e com resultados excelentes: o grupo de cantares de Alfândega venceu o concurso Inatel no mês de Novembro; os grupos de concertinas e de cantares de Sambade estão cada vez mais fortes e já fazem espectáculos pagos ajudando assim à sua sustentabilidade, a nossa Banda de Música e orquestra juvenil têm continuado o seu excelente trabalho na área da música para jovens e adultos, o ARA (Associação Recreativa Alfandeguense) tem mais de 100 crianças e jovens a praticar desporto e muito mais poderíamos dizer sobre o trabalho voluntário de muitos para o bem comum desta comunidade alfandeguense.

    As nossas IPSS (Instituições particulares de solidariedade social) que fazem um trabalho imprescindível na área social e da saúde, também têm tido o apoio da autarquia sempre que necessário.

    Todos estes resultados, provam que mesmo em situação de crise é possível investir, apoiar o social e a cultura e ao mesmo tempo controlar a dívida, apesar de todos os cortes de receitas. Isto com boa gestão, trabalho e persistência.
    Temos de ser optimistas, combativos e persistentes para ajudarmos a construir um futuro melhor para os nossos filhos e netos. Essa é a nossa responsabilidade, uma responsabilidade comum em que cada um tem de fazer a sua parte.

    Da nossa parte podem continuar a contar connosco!

    Berta Nunes
    Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

     

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaLogo_PDAM_ano2019-05_(1)EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC