Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

“Pela Floresta Autóctone”

2016/11/21

Local: Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé
Público-alvo: Alunos do 8ºano de escolaridade

Contextualização:
A atividade foi desenvolvida pela Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, com base no trabalho que tem vindo a desenvolver no Nordeste Transmontano.
Esta iniciativa envolverá vários concelhos do distrito de Bragança – Alfândega da Fé, Vinhais, Mogadouro e Miranda do Douro –, de 21 a 24 de Novembro, e pretende celebrar o Dia da Floresta Autóctone, assinalado na Península Ibérica a 23 de Novembro.
A ação “Pela Floresta Autóctone” tem como principal objetivo envolver cerca de 15 alunos, entre os 10 e os 18 anos, de cada um dos municípios referidos, num conjunto de atividades que, além de os informar sobre estes ecossistemas, assentará na sua participação ativa na reflorestação do seu território, dando-lhes assim maior domínio sobre o meio ambiente que os rodeia.

Descrição sucinta das atividades:
A ação iniciou com uma componente teórica com a introdução teórica ao tema (“Conhecendo a floresta autóctone”), demonstrando a importância da Floresta autóctone desde as espécies, as vantagens ecológicas, os sub-produtos, as ameaças e os desafios.
Posteriormente, iniciou-se a parte prática que consistiu em semear diferentes espécies autóctones em cuvetes apropriadas, de modo a familiarizar os jovens com as várias sementes e com os diferentes métodos de sementeira, (“Semeando a floresta autóctone”).
Para finalizar o programa, os jovens tiveram a oportunidade de plantar algumas árvores de espécies autóctones numa zona envolvente à Escola, nomeadamente, freixo, carvalho, lódão, carrasco, azinheira, entre outras espécies.

Objetivos gerais da ação:
- Comemorar o dia da Floresta Autóctone;
- Sensibilizar os jovens para a importância ecológica da Floresta Autóctone;
- Dar a conhecer as espécies autóctones que predominam a nossa região;
- Conhecer e preparar diferentes métodos de sementeira;
- Incentivar a plantação de espécies autóctones.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa