Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Município de Alfândega da Fé quer ajudar Produtores de Castanha do concelho

Img 0686 1 1024 2500
06 Mar '19

Pragas e doenças dos castanheiros vão ter acompanhamento especializado

No passado dia 12 de Fevereiro, realizou-se uma ação preventiva de recolha de gomos para analisar a presença da vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus) no concelho de Alfândega da Fé, com o objectivo de se estimar o avanço desta praga no concelho para que a luta biológica, através de largadas de Torymus sinensis, inseto que elimina o parasita, se inicie logo que existam focos desta praga no território.

Relembramos que esta praga foi identificada no verão de 2018, entre as aldeias da Burga, concelho de Macedo de Cavaleiros, e Colmeais no concelho de Alfândega da Fé. Para despistar e antecipar a luta biológica foram monitorizados soutos nas aldeias de Colmeais e Covelas, sendo que esta última, está isenta de ataque.

A autarquia entende que é necessário trabalhar junto dos agricultores de forma a prevenir o alastramento deste parasita que diminui drasticamente a produção dos castanheiros e que pode causar um grande prejuízo económico no setor. Para além disso, o Município de Alfândega da Fé quer continuar a trabalhar no plano de combate às principais pragas e doenças que atacam os soutos e que é necessário continuar a combater, como o cancro e a tinta do castanheiro, em conjunto com a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.

Assim, atenta a estas problemáticas, a autarquia de Alfândega da Fé vai disponibilizar em breve mais um serviço de apoio aos produtores.

Img 0662 1 1024 2500
Img 0666 1 1024 2500
Img 0659 1 1024 2500
  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa