Balcão de Inclusão | Alfândega da Fé e o Instituto Nacional para a Reabilitação já assinaram protocolo

Img 2302 1 1024 2500
21 Mar '19

No dia 19 de março decorreu no Salão Nobre, do Edifício de Ação Social da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, a assinatura do protocolo do Balcão de Inclusão. A sessão contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, e do Vice-Presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares. Depois da assinatura do protocolo, seguiram-se a inauguração e visita às instalações do Balcão de Inclusão.

Esta iniciativa resulta de um protocolo de colaboração que tem como objetivos o atendimento qualificado dos munícipes com deficiência, assegurando-lhes informação para a resolução de problemas; proceder ao encaminhamento e desenvolver uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas; desenvolver e valorizar as parcerias locais que permitam articular soluções de atendimento mais eficazes; divulgar junto dos serviços, instituições e outras estruturas locais a apropriação e divulgação de boas práticas no atendimento do munícipe com deficiência ou incapacidade; e recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local das pessoas com deficiência ou incapacidade.

O Balcão trata-se de uma nova geração deste serviço que possibilita um atendimento especializado a pessoas com deficiência e respetivas famílias, na temática da deficiência e incapacidade. Com este serviço é facultado o acesso a informação sobre direitos, apoios, benefícios e recursos existentes, quer sejam promovidos pela autarquia ou por outras instituições.

No seguimento do protocolo, o Município de Alfândega da Fé disponibilizou as instalações para o Balcão de Inclusão, situadas no Edifício da Ação Social, piso 0 devidamente assinaladas.

Img 2279 1 1024 2500
Img 2280 1 1024 2500