Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Município de Alfândega da Fé promoveu largadas de Torymus sinensis para combater a vespa da galha do castanheiro

0f1a4210 1 1024 2500
28 Jun '19

O Município de Alfândega da Fé está preocupado com o crescente número de focos da vespa da galha do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus) que têm sido detetados nos soutos do concelho. Por esse motivo, promoveu no passado mês de maio duas largadas do inseto que elimina o parasita, o Torymus sinensis, em plantações das aldeias de Colmeias e Sambade, onde foram detetados vários castanheiros contaminados.

De acordo com o Plano de Ação Nacional para o Controlo do Insecto Dryocosmus kutiphilus, da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), esta forma de luta biológica só foi possível realizar-se até final de maio.

A autarquia alerta, por isso, os produtores para que continuem atentos e identifiquem possíveis ataques nas suas plantações de modo a que, atempadamente, possam vir a ser realizadas as largadas nos soutos afetados e, dessa forma, combater a vespa da galha do castanheiro no próximo ano.

Atenta a estas problemáticas, a autarquia de Alfândega da Fé tem ao dispor dos produtores de castanha do concelho um serviço de apoio aos produtores e está a trabalhar no plano de combate às principais pragas e doenças que atacam os soutos, em conjunto com a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.

0f1a4217 1 1024 2500
0f1a4191 1 1024 2500
0f1a4230 1 1024 2500
  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa