
No dia 8 de maio, data comemorativa da atribuição da Carta de Foral de 1294, pelo Rei D. Dinis, os alfandeguenses celebram o Feriado Municipal. Este ano, a autarquia preparou vários eventos para este dia, a começar com a inauguração do icónico espaço Lagar D’El Rei.
As comemorações arrancam logo pelas 9h30, com o Hastear da Bandeira Municipal junto aos Paços do Concelho, ao som da Banda da Associação Musical de Alfândega da Fé e com a presença simbólica dos Bombeiros Voluntários.
Às 10h00, será inaugurado o Lagar D’El Rei, um edifício emblemático que ganha nova vida enquanto espaço de promoção e valorização da gastronomia e dos produtos locais. A cerimónia de Abertura será presidida pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, e acompanhada pela banda da Associação Musical de Alfândega da Fé. Aqui abrirá também o Mercadinho Cereja&co que vai decorrer todos os domingos até à Festa da Cereja&co.
Às 10h30, o escritor Paulo Sousa e Costa apresenta o seu mais recente livro — “O Lagar D’El Rei em Alfândega da Fé – Um Património Sempre Presente” —, uma obra sobre a história deste espaço.
Às 11h30, vai ser apresentada a edição deste ano da Festa da Cereja&co, um dos momentos mais aguardados do calendário local. Conhecidos que estão os cabeças de cartaz, a organização tem ainda várias surpresas para desvendar no programa dos dias 6, 7 e 8 de junho.
O meio-dia será brindado com um Porto de Honra e a partir daí as famílias tomam conta do dia com atividades para miúdos e graúdos no Parque Verde. O Dia da Família é celebrado com o piquenique, animação musical e DJ, com os Canarinhos Infantis e vários jogos desportivos e didáticos como insufláveis, kart’s, matraquilhos, jogos em família e muito outros.
Ao final da tarde, a Junta de Freguesia de Alfândega da Fé organizará uma cerimónia de Homenagem aos Antigos Presidentes da Junta desta freguesia, pelas 17h00, nas suas instalações.