Alfândega da Fé distinguida pelo Programa de Desporto Adaptado do Ano 2019

20 Dez '19

O Município de Alfândega da Fé foi distinguido pelo Programa de Desporto Adaptado do Ano 2019. Um reconhecimento que surge da promoção local de atividades desportivas e físicas adaptadas, levadas a cabo pela autarquia em parceria com a Associação Leque (Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais) de Alfândega da Fé.

Hóquei e Futsal são as modalidades regulares praticadas pelos frequentadores da Associação, mas são também dinamizadas outras atividades físicas, de contacto com a natureza e com recurso a aparelhos de ginásio todas as semanas. As iniciativas desportivas contam também com a coloboração da ARA – Associação Recreativa Alfândeguense.

Em 2016 a Associação Leque, em parceria com o Município de Alfândega da Fé, aderiu ao programa ParaHóquei da Federação Portuguesa de Hóquei e, desde então, tem vindo a marcar presença em vários torneios distritais e regionais. Alguns dos atletas foram inclusivamente chamados pela selecção nacional de Parahóquei para frequentarem os treinos. Um dos atletas integrou a seleção no Euro Parahockey, este ano na Bélgica, competição onde os portugueses alcançaram o segundo lugar.

Também no Futsal a competição adaptada merece destaque em Alfândega da Fé. A equipa composta por frequentadores da Associação Leque classificou-se em segundo lugar num torneio para competição adaptada.

Através deste programa de desporto adaptado que a autarquia implementou, foi possível criar condições para a prática regular de desporto por pessoas com necessidades especiais, reforçando, ao mesmo tempo, as motivações pessoais e a dinâmica de vida desta pessoas. A nível local foi ainda reativada uma modalidade que nos anos 80 e 90 teve em Alfândega da Fé grande importância desportiva. O hóquei volta agora a dar que falar, pelos melhores motivos, desta vez na competição adaptada.

Recorde-se que, em 2018, a autarquia foi considerada um Município Amigo do Desporto pelo apoio e dinamização de atividades desportivas a nível local. O Programa de Desporto Adaptado do Ano 2019 distinguiu quatro municípios a nível nacional.