Alfândega da Fé investe no turismo | Autarquia quer atrair mais visitantes ao concelho

17 Fev '20

O Município de Alfândega da Fé quer atrair mais visitantes e dinamizar o turismo no concelho e para tal tem previsto um conjunto de investimentos para promover e dinamizar as potencialidades turísticas do território, tornando-o mais atrativo para quem o visita.

É o caso da sinalética turística e cultural recentemente instalada pela vila. Este investimento faz parte do Programa Valorizar - Linha de Apoio de à Valorização Turística do Interior, ao qual foi submetida e aprovada uma candidatura com financiamento a 85%, com o objectivo de diversificar e melhorar os recursos turísticos existentes, investindo em novas ofertas capazes de atrair novos públicos.

Alfândega da Fé, torna-se assim mais acessível para quem a visita. O conjunto de sinalização, além de oferecer informações úteis às deslocações, através de placas direcionais, é também composto por totens com informações históricas e visuais e mesas interpretativas, com mapas e uma pequena descrição do que se está a ver.

No âmbito deste projecto foram mapeados e sinalizados dois percursos: O Roteiro da Arte Pública e o Roteiro da História. O Roteiro da Arte Pública, que se inicia com obra de Hazul, " Semio” é um tríptico vertical, criado no âmbito do projecto Voltagem (2016/ 2017) e termina Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, uma justa homenagem ao ilustre descendente da terra. Inaugurada em Setembro de 2004, o projeto é da autoria do conceituado Arq.º Alcino Soutinho. O Roteiro da História começa no Largo do Arcebispo, junto à Igreja Matriz e à Casa do Adro, futuro Museu Municipal de Arte, passando pela Torre do Relógio, o elemento mais incomum e de visita obrigatória e conduz os visitantes até ao largo do Município.

Este projeto incluiu ainda a conservação e restauro de peças de arte do espólio do Museu ao Ar Livre, composto esculturas e pinturas de artistas plásticos consagrados, e a criação de materiais de comunicação apelativos, difundidos em multiplataformas, com um grande enfoque na cultura, tradições e produtos locais.

Neste sentido, vão ser também instaladas mesas interpretativas em pontos estratégicos do concelho com informação sobre o território. Esta instalação está a cargo da Associação de Municípios do Baixo Sabor, no âmbito da promoção dos Lagos do Sabor.

Para complementar este investimento, a autarquia alfandeguense pretende, brevemente, dar início às obras de requalificação da Casa do Adro, para a criação do referido museu municipal, transformar o edifício conhecido como Lagar D’el Rei num espaço dedicado à gastronomia e requalificar as pinturas murais e frescos existentes em diversos espaços religiosos do concelho para dar lugar a uma rota turística.