Reunião de Câmara Extraordinária – Ponto de situação COVID -19

31 Mar '20

Apesar de ainda não existirem casos positivos de COVID-19 no concelho, todo o foco da autarquia está na tomada de medidas de protecção e apoio à sua população, mas também às suas IPSS´s e Bombeiros.

O Município de Alfândega da Fé tem preparado vários serviços de apoio e proximidade junto da sua população que irão, em breve, ser reforçados com mais serviços, nomeadamente uma equipa de apoio à implementação das medidas às famílias e empresas que recentemente o governo criou. Estas medidas passam pela protecção dos trabalhadores, adiamentos de compromissos, renovação de prestações sociais e flexibilização do trabalho, entre outras.

Estas formas de apoio estão a ser analisadas pela autarquia que, para eventualmente criar apoio complementares, principalmente às famílias e empresas mais expostas. Para o efeito pretende consultar a Associação Industrial e Comercial de Alfândega da Fé (AICAF), de forma a fazer em conjunto uma análise do sector de forma a tomar decisões e medidas ajustadas às maiores dificuldades.

A autarquia pondera ainda a suspensão do pagamento de água e rendas de imóveis e equipamentos municipais, como forma de apoio, para as famílias mais carenciadas e empresas mais afectadas por esta crise.

Para já a Câmara Municipal está a recolher informação acerca das formas de apoio mais justas e adequadas, estando a aguardar as que o Governo pretende anunciar em breve. O objetivo da autarquia é que as medidas tomadas a nível local, possam complementar as medidas nacionais e colmatar eventuais situações que possam não vir ser comtempladas no rol de apoios nacionais, nomeadamente na área da educação.

Numa altura de dificuldade para várias famílias, os serviços de ação social continuam ativos e estão a acompanhar as situações de maior vulnerabilidade no concelho, acionando, sempre que se justifique, os apoios que a câmara já dispõe para famílias e pessoas mais carenciadas.