Alerta – Vespa da galha do castanheiro

04 Mai '20

No concelho de Alfandega da Fé, foram recentemente detetados focos de vespa das galhas do castanheiro em plantações novas e castanheiros adultos.

Nas plantações novas, o procedimento deve ser a retirada das galhas encontradas em gomos e em folhas e a queima das mesmas com o objetivo de evitar ao máximo a propagação da praga pelos soutos do concelho.

Como é uma praga de distribuição exponencial devemos observar os soutos nesta fase em que os estados fenológicos do castanheiro já permitem observar a presença de galhas, alertam-se os produtores para visitarem os seus soutos, no caso de observação dos sintomas característicos, cortarem de imediato as galhas, antes da saída dos insetos adultos, destruí-las pela queima.

Nos castanheiros adultos, após a identificação da vespa, deverá, de imediato, contactar o Presidente da Freguesia onde se localiza o souto ou Eng. Diogo Lamas Oliveira (912416914) para se visitar o souto e definir um plano de atuação nos próximos dias, com recurso à luta biológica (libertação do parasitóide da praga) e práticas culturais recomendadas.

A sua colaboração é fundamental para combater esta praga!