Reunião de Câmara | Retoma gradual das atividades económicas e sociais está a decorrer de forma responsável no concelho

29 Mai '20

Na última Reunião de Câmara foi feito um balanço sobre a retoma gradual das atividades no concelho de Alfândega da Fé. Com o levantamento do estado de emergência nacional e a passagem ao estado de calamidade foram retomadas atividades económicas e sociais, acautelando-se todas as regras de segurança face à situação pandémica causada pela COVID.-19.

No dia 18 de maio, reabriu o mercado de produtos agrícolas e alimentares, realizado no âmbito das feiras quinzenais. Uma iniciativa que, de acordo com Presidente da Câmara foi exemplar. A feira normal reabre no dia 1 de junho e, com o intuito de reforçar todas as medidas de segurança, foi criado um Plano de Contingência para as feiras que inclui circuitos de acesso ao recinto, um espaço de isolamento entre outros procedimentos de segurança.

Também no dia 1 reabre o pré-escolar e o serviço de animação e apoio à família do município que funcionarão em exclusivo no edifício da escola Eb1 e com as rotinas de segurança aconselhadas pela DGS.

No sentido de apoiar o setor da restauração, bastante afetado com esta crise, o Município vai promover uma iniciativa gastronómica, designada “Fins de semana à Mesa em Alfândega da Fé”, nos dias 5,6 e 7 de junho e 10, 11, 12, 13 e 14 de junho. Iniciativa que pretende reforçar o relançamento da economia local, já iniciada com a realização do Mercadinho da Cereja de Alfândega da Fé e dos produtos locais, que abriu no dia 23 de maio e se prolonga pelos próximos fins de semana e feriados até 14 de junho.

Neste próximo fim de semana as atividades religiosas voltam a realizar-se nos espaços de culto, também com regras de contingência e segurança. Está em aberto a possibilidade de as piscinas municipais abrirem este verão, medida que será tomada de acordo com as recomendações da DGS.

Consulte aqui as Atas Minutas, os Resumo das Deliberações e as Atas Reuniões de Câmara anteriores, devidamente aprovada.