Município de Alfândega da Fé reivindica investimentos para o território

14 Dez '20

Autarquia subscreveu a moção contra a falta de ligação transfronteiriça, via IP2, no Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) e associou-se ao Movimento Cultural da Terra de Miranda, que defende que os impostos devidos pela venda das concessões das barragens fiquem na região.

O objectivo é atrair investimentos para a região que possam beneficiar também o concelho de Alfândega da Fé e impulsionar o seu desenvolvimento socioeconómico. Em novembro deste ano, foi aprovado em Reunião de Câmara, confirmada também pela Assembleia Municipal, na reunião do passado dia 12 de dezembro, a subscrição da moção contra a falta de ligação transfronteiriça entre Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Espanha (Gudiña), sendo esta ligação estratégica para o desenvolvimento de toda a região. A moção subscrita pelas autarquias do Distrito apresenta o repúdio e a contestação dos autarcas ao PNI 2030 por não incluir este importante investimento.

Mais recente foi a reivindicação conjunta da CIM Terras de Trás-os-Montes e do Movimento Cultural Terras de Miranda que visa a obtenção das contrapartidas e dos impostos que são devidos pela venda de seis barragens da bacia hidrográfica do Douro, onde se inclui o Baixo Sabor.

O Município de Alfândega da Fé subscreve estas reivindicações, em defesa do território e do desenvolvimento socioeconómico do concelho.