Mensagem do Presidente para o Ano 2021

05 Jan '21

Alfandeguenses,

O ano de 2021 começa auspicioso. O milagre da ciência, que muitos duvidavam poder acontecer tão rápido, está aí. Uma vez mais, a humanidade dá provas da sua capacidade e da sua resiliência, para ultrapassar graves crises que põem em causa a nossa sobrevivência e a nossa forma de vida.

A vacina contra a COVID-19 chegou, com a sua eficácia, segurança e qualidade garantidas. Com a campanha de vacinação irão ser protegidos de imediato aqueles que mais necessitam, dando assim tranquilidade aos nossos idosos, às nossas famílias, às nossas instituições de solidariedade e aos seus trabalhadores, bem como aos profissionais de saúde, forças de segurança e proteção civil, que são merecedores desta conquista, pois todos juntos têm feito um trabalho extraordinário. Eu só posso estar grato pelo trabalho de todos. Obrigado!

Contudo, este passo que agora damos, não pode implicar baixarmos a guarda na segurança e na proteção contra este inimigo invisível. Vamos vencer esta guerra, não tenho dúvidas, mas o que até agora vencemos, foi apenas uma batalha. Temos que continuar a pautar o nosso comportamento pelo máximo rigor e responsabilidade durante os próximos meses.

Sabemos que as crises e as dificuldades extremas que abalam o mundo e as sociedades de forma cíclica ou em momentos de catástrofe, despertam novas oportunidades alicerçadas num espírito de solidariedade e entreajuda renovados e que renascem de forma espontânea na humanidade. Sempre foi assim e desta vez não será diferente sendo a nossa comunidade um excelente exemplo disso.

É com este espírito que o nosso Município vai continuar a sua aposta nas pessoas em 2021. Uma aposta no rejuvenescimento das nossas famílias, na educação dos nossos filhos, no emprego e no cuidado dos nossos idosos e dos mais vulneráveis, sempre a olhar para o futuro e para os investimentos que são necessários e estratégicos para o desenvolvimento dos nossos principais setores económicos, especialmente no turismo e nos produtos endógenos, na gastronomia, na nossa cultura e no nosso património.

Vamos dar continuidade aos regadios públicos. Vai ser feito o maior investimento da região norte desde há várias décadas! Será o ano do arranque de mais uma importante obra no nosso concelho que vai criar mais 500 hectares de regadio em Vilarchão e Parada. Outros projetos estão a avançar, para que ainda este ano tenham início mais obras no regadio do Vale da Vilariça.

Também em matéria de investimento público e privado, 2021 será um ano prometedor e de grandes desafios! O Município espera executar e iniciar investimentos que vão trazer importantes melhorias das nossas condições para, desta forma, atrairmos mais e melhor turismo, bem como investimento privado, nomeadamente com a fixação de novas empresas e novos negócios. Será por isso um ano de muito trabalho e com os olhos postos no futuro.

Caros Alfandeguenses, o nosso desígnio para 2021 é sermos felizes. Vamos continuar a lutar pelos nossos objetivos, sempre empenhados no trabalho, para melhorarmos as nossas vidas e desenvolvermos ainda mais o nosso concelho. Enquanto presidente de câmara, continuarei, como sempre, AO VOSSO LADO, nesta luta que vamos vencer!

Um grande abraço e um Excelente 2021!

Eduardo Tavares