Centro de Vacinação COVID-19 | Nota de Informação aos Alfandeguenses e Encarregados de Educação

20 Mar '21

No passado dia 10 de março, uma delegação da ULS-Nordeste, acompanhada pela senhora Delegada Regional de Saúde Pública Distrital, reuniu com o Executivo Municipal e com a Proteção Civil Municipal para dar seguimento ao desafio lançado a todos os Municípios da região para podermos, a partir de inícios de abril, implementar um Centro de Vacinação COVID-19 no nosso concelho, antevendo a possibilidade da chegada de mais Vacinas contra a COVID-19 que permitirão o início de um processo de massificação da vacinação no nosso concelho.

Para este efeito, foram colocados vários equipamentos municipais (Auditório da Casa da Cultura, Pavilhão Desportivo da Escola EB 2,3/S e Pavilhão Desportivo da EB1) à disposição da ULS-NORDESTE. Importa esclarecer que existe uma ORIENTAÇÃO DA DGS (nº 3/2021) que regulamenta, com todo o rigor, a implementação e funcionamento destes espaços, garantindo a máxima proteção e segurança para todos os envolvidos, quer sejam eles utentes que vão ser vacinados, quer sejam os profissionais de saúde que irão trabalhar no espaço.Este Centro de Vacinação terá que ter vigilância/policiamento 24 horas e um plano de contingência muito exigente em matéria de limpeza e higiene.

Depois das respetivas vistorias aos espaços e também de ter sido auscultado o Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas, por indicação da Saúde foi escolhido o Pavilhão da EB1 como sendo o espaço que reúne melhores condições:

• Acesso separado e restrito para o efeito;
• Acesso fácil para pessoas com mobilidade reduzida;
• Proximidade ao Centro de Saúde
• Boas condições de segurança e higiene.

Importa também esclarecer que a ocupação deste espaço tem caracter provisório e apenas durará enquanto decorrer o processo de vacinação.

No passado dia 15 de março, pelas 16 horas, dada a urgência do assunto do Centro de Vacinação e do Plano de Desconfinamento, apresentado pelo Governo no dia 11 de março, reuniu a Comissão Municipal de Proteção Civil para abordar estes temas. Foi especialmente debatido o tema do Centro de Vacinação COVID-19 com a Associação de Pais (que é membro convidado pelo Presidente da Câmara) e também todas as preocupações e dúvidas levantadas pela mesma nessa reunião. Ficamos de salvaguardar todas as questões logísticas necessárias com o senhor Diretor do Agrupamento e de colocar o novo Pavilhão Desportivo da EB 2,3/S à disposição para as atividades dos alunos da EB1. Temos que lembrar que o Agrupamento de Escolas está há mais de um ano sem o principal pavilhão desportivo, por motivo de obras, e que agora vai entrar em funcionamento, garantindo assim um excelente espaço de apoio para as atividades letivas.
Após esta reunião, a Proteção Civil Municipal realizou a visita ao local com as representantes da Associação de Pais para explicar todo o processo de instalação do Centro de Vacinação. Foi explicado que em nenhum momento haverá cruzamento dos utentes para vacinação com as crianças da EB1, tanto na entrada como na saída. A segurança das crianças está salvaguardada!

Temos a certeza que este contributo que agora damos é um enorme DESÍGNIO para todos os Alfandeguenses. Não temos qualquer dúvida que todos entenderão que é absolutamente prioritário que a vacinação em massa no nosso concelho se faça com a maior rapidez e segurança possível. Num momento como este apelamos ao bom senso de todos e que não se utilizem as nossas crianças e a agitação da consciência dos Encarregados de Educação, contra uma questão de saúde pública e que pode salvar vidas. Este trabalho e esta responsabilidade é de TODOS NÓS.

Os Alfandeguenses e as nossas Instituições têm sido um EXCELENTE exemplo de solidariedade e entreajuda, desde o início desta pandemia. O Município continuará a fazer tudo para proteger os Alfandeguenses e a zelar pela saúde pública no nosso concelho, trabalhando para que nada falte às nossas crianças e à comunidade escolar e tomando as decisões que defendam TODOS. Não queremos que haja desinformação sobre esta matéria e estaremos sempre disponíveis para informar os alfandeguenses sobre todas as questões da pandemia, como sempre tem sido nosso apanágio.

VENHAM AS VACINAS! Vamos estar preparados para o desafio da vacinação em massa!