Museu Municipal de Arte de Alfândega da Fé terá mostra diversificada de obras

23 Mar '21

Reprogramar a forma como pensamos e nos relacionamos com os museus, é esse o desafio para a criação do Museu Municipal de Arte (MMA), a novíssima identidade matriz que se pretende que molde toda a lógica expositiva deste novo equipamento cultural.

A designada “Casa do Adro”, situada na zona antiga da vila, será em breve um espaço de mostra permanente do espólio artístico da autarquia e que inclui essencialmente obras de artístas contemporâneos como o Mestre José Rodrigues, Balbina Mendes, Alberto Péssimo entre outros, às quais se juntarão, outras peças de Arte Sacra e de arqueologia, numa abordagem disruptiva, precisamente porque se pretende ter a capacidade para romper ou alterar padrões de vivenciar o museu.

Paulatinamente o corpo de projeto de museulogia, concebido em colaboração entre a Divisão da Cultura do Município e a Direção Geral de Cultura do Norte, começa a ganhar forma, assentando em três importantes variáveis, que se relacionam entre si: o edifício, o público e os objetos de arte.

Feita a radiografia, programam-se os conteúdos que faltam para um museu que se estende como uma raiz, disseminando-se por todas as extensões culturais municipais, designadamente a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e o CIT, numa matriz de forte multiplicidade e interação artísticas.

Para além do espaço expositivo, o MMA vai dispor de um serviço educativo, destinado a promover uma maior ligação dos diferentes públicos ao universo temático da arte e a fomentar a criatividade dos munícipes e visitantes.

Paralelamente, desenha-se a forma da apresentação ao concelho e à região, sem esquecer componentes como a identidade gráfica, com um carácter poliédrico ou multifacetado.

O edifício onde vai ser instalado o MMA vai também acolher o Posto de Turismo, potenciando a atratividade da zona histórica da vila, conferindo-lhe mais dinamismo com o aumento de visitantes e turistas.

As obras de reabilitação e reconstrução da Casa do Adro, correspondem a um investimento de mais de meio milhão de euros, co-financiados pelo programa Norte 2020 e já se encontram a decorrer.