Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Festas de Verão | Concelho mantem viva a tradição

Festa 1 1024 2500
21 Ago '15

Chegam os dias quentes de agosto e com estes as Festas de Verão. Alfândega da Fé não é exceção, o concelho continua a manter vivas as tradicionais Festas religiosas, muito à custa da teimosia e dedicação da população. Estas Festividades são ocasião de celebrar a Fé e honrar os Santos Padroeiros, mas também se assumem como momento para encontros e reencontros, reuniões de família e amigos. É claro que não falta a componente de animação com o programa a prometer muita diversão ao som de bandas ou grupos musicais, mais ou menos populares. Agosto é o mês rei destas festividades, mas em julho já há aldeias em Festa. É o caso de Pombal (em honra de Santa Marinha), Cerejais (em honra de S. Sebastião) e Parada (em honra de S. Tiago ), que realizaram a Festa a 18, 25 e 26, 25 de julho, respetivamente.

No primeiro dia de agosto foi festa em Soeima (em honra de S. Pelágio), Vales (em honra de Santa Cruz) e Sendim da Serra (em honra de Nossa Senhora de Jerusalém). A sede do concelho esteve em festa no segundo fim de semana de agosto, em Alfândega da Fé a Festa é em honra do mártir S.Sebastião. Nesse mesmo fim de semana em Agrobom a Festa foi em honra de Nossa Senhora das Graças, a 9 de agosto. As Festividades em honra de Nossa Senhora das Neves, em Sambade, acontecerem entre 14 e 17 de agosto. Também Vilares da Vilariça (em honra de Nossa Senhora do Socorro); Vilar Chão (em honra de Nossa Senhora da Assunção), Ferradosa (em honra de Nossa Senhora de Fátima) e Valverde (em honra de S. Bernardino de Sena), celebraram a Festa no terceiro fim de semana de agosto.

Por estes dias as aldeias ganham nova vida, também devido ao facto de muitos dos filhos da terra, emigrados noutras paragens, regressarem para as habituais férias de verão. E o concelho continua a saber receber os seus emigrantes como ninguém. Nas aldeias o movimento é notório, enchem-se as casas, preenchem-se as mesas dos cafés e associações, sobram as conversas, ecoam os risos de crianças e jovens nas ruas das localidades. Veem da França, Espanha, Suíça, Alemanha ou Inglaterra matar saudades da terra que os viu partir, a muitos deles, provavelmente, sobra-lhe a vontade de ficar. Num concelho do interior do país, marcado pelo envelhecimento da população e pelo consequente decréscimo populacional a Câmara Municipal está consciente da importância de bem receber e acolher estes emigrantes.

Daí que para a presidente da Câmara Municipal fosse importante estimular e incentivar os emigrantes a investirem no concelho, possibilitando o seu regresso e aumentando o contributo para o desenvolvimento de Alfândega da Fé. Para tal o município tem em funcionamento um gabinete de apoio ao empreendedor e produtor, que pode auxiliar em todo o processo de investimento.

 

Calendário Próximas Festas Religiosas

 

Eucísia –Mártir S.Sebastião no 1º Domingo de Setembro

Gebelim – S. Bernardino no 2º fim-de-semana de Setembro

Gouveia –São Bartolomeu a 24 de Agosto;

Parada –Sto. Antão da Barca no 1º fim-de-semana de Setembro

Picões- Sta. Barbara a 22 de Agosto.

Vale Pereiro - S. Bartolomeu a 23 de agosto

Vilarelhos -N. Sra. dos Anúncios a 29 de agosto

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC     logo2020_GG_ELOGE Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001