Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança

Img 9448 1 1024 2500
04 Mai '21

O Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança, é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna que visa apoiar as camadas da população mais desfavorecidas e vulneráveis, como é o caso dos IDOSOS, principalmente os que vivem mais afastados ou isolados dos centros populacionais mais povoados.

No nosso concelho, os militares da GNR da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário realizam um programa muito especial junto dos mais velhos, atuando para garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas.
Promovem também um maior conhecimento do trabalho da GNR junto desta população e ajudam a prevenir e a evitar situações de risco, como burlas por exemplo.

Os militares destacados para o Programa Mais 65, contam também com a colaboração da Divisão Económica Social e da Educação do Município de Alfândega da Fé. Regularmente uma técnica de ação social acompanha a GNR nas visitas domiciliarias aos idosos e através deste trabalho de proximidade é possível avaliar necessidades e prevenir situações de carência socioeconómica, que de outra forma seriam muitas vezes encobertas ou só seriam conhecidas em situação de crise ou exclusão social. Mais recentemente estas visitas têm contado também com mais uma técnica do município da área da psicologia, com o objetivo de atuar também em problemas do fórum psíquico ou emocional, muitas vezes decorrentes do isolamento social e familiar a que esta pandemia tem sujeitado os idosos.

Este serviço teve início com o levantamento da população idosa a residir sozinha ou com outro idoso, onde as técnicas da divisão social aplicaram um questionário de cariz psicológico, identificaram necessidades a vários níveis e avaliaram o risco de quedas destes idosos.

Ao longo dos anos, foram-se estreitando laços de entreajuda entre as profissionais da divisão social e esta equipa da GNR, o que já permitiu ajudar muitos dos nossos idosos e até resolver algumas questões burocráticas que os idosos já não conseguiam realizar sozinhos. Através desta articulação tb já foi possível identificar necessidades de institucionalização de idosos que já não têm autonomia para realizar as suas tarefas da vida diárias.

Atendendo aos tempos que correm é de grande importância para a proteção e salvaguarda da população sénior que este trabalho se mantenha e que os serviços de ação social e de psicologia do município possam chegar aos idosos sem que eles precisem se deslocar.

O município vai continuar a realizar este trabalho de proximidade, para que os nossos idosos não se sintam tão sozinhos na vigência desta pandemia que mudou as suas vidas e a de todos nós.

img_9454
img_9477
img_9482
img_9519
img_9526
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC