Desconfinamos …e agora? O programa para os seniores voltarem ao ativo

27 Mai '21

O Município de Alfândega da Fé tem ao dispor da população mais velha do concelho um programa para desconfinar e retomar de forma segura as atividades lúdicas e de promoção do bem estar físico e psicológico.

Às terças feiras há conversas no Coreto, um focus group para seniores que tem como objetivo estimular a partilha e interação entre pares e promover o bem estar psicológico. Conduzido por uma psicóloga, este focus group procura desenvolver estratégias para ultrapassar as dificuldades impostas pela pandemia e ajudar os idosos a enfrentar os desafios do dia a dia. Todas as terças, às 14h30, basta juntar-se ao grupo no Coreto para participar.

Nos restantes dias há atividade física, artes manuais, aulas de património e literatura locais e muitas outras iniciativas, que a autarquia e a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé realizam em parceria, através do programa CLDS 4G, para uma comunidade sénior mais saudável e ativa.

Recorde-se que durante o período de confinamento, as atividades com os idosos não pararam. Mesmo à distância, equipas multidisciplinares deram apoio psicossocial aos idosos e realizaram várias iniciativas, como o caderno de atividades para seniores“ Da cabeça aos pés, num tempo sem pés nem cabeça” e as visitas porta a porta, para assinalar efemérides como a Páscoa, o Dia do Pai ou o Dia da Mulher.