Secretária de Estado da Administração Interna visita Alfândega da Fé no dia 12 de junho

09 Jun '21

Patrícia Gaspar vai inaugurar o Posto de Intervenção, Proteção e Socorro e Centro de Meios Aéreos e a Requalificação do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé

A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, vai estar em Alfândega da Fé, no próximo dia 12 de junho, para proceder à inauguração do Posto de Intervenção, Proteção e Socorro e Centro de Meios Aéreos e da Requalificação do Quartel dos Bombeiros Voluntários.

Estes importantes investimentos dão resposta a necessidades locais que se prendem com a segurança e proteção civil e correspondem, no total, a cerca de 900 mil euros, co-financiados pelo POSEUR.

No que toca ao Posto de Intervenção, Proteção e Socorro e Centro de Meios Aéreos o investimento foi superior a 495 mil euros e permitiu criar condições para alocar e receber meios aéreos ligeiros e médios para operações de socorro, através da requalificação do heliporto existente. Com este investimento foi também construído um novo posto para acolhimento do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) da GNR em Alfândega da Fé.

A Requalificação do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé correspondeu a um investimento de cerca de 400 mil euros que permitiu a ampliação e remodelação do quartel, respondendo aos desafios da atualidade, como a igualdade de género, a eficiência energética, a proteção do meio ambiente, as acessibilidades e a operacionalidade.

Recorde-se que esta obra iniciou em 2017, mas foi interrompida devido à insolvência declarada pela empresa que ganhou o primeiro concurso. Após vários esforços e diligências efetuadas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé, em conjunto com a autarquia, foi possível refazer o concurso e garantir o financiamento 85% do Portugal2020/POSEUR. A restante parcela do financiamento foi assegurada pelo Município através de um Protocolo de Colaboração estabelecido com a Associação Humanitária para esse efeito.

No próximo dia 12 estes dois investimentos vão ser oficialmente inaugurados pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, conforme programa seguinte:

10H00 - Recepção da Senhora Secretária de Estado na Base de Acolhimento do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS);
          - Inauguração do Posto de Intervenção, Proteção e Socorro e Centro de Meios Aéreos;

10H45 - Inauguração da Requalificação do Quartel dos Bombeiros Voluntários;

11H30 - Visita ao Mercadinho da Cereja &co.