Ministra da Agricultura vem a Alfândega da Fé para inaugurar regadio da Camba

09 Jun '21

No próximo dia 12 de junho, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, vai estar em Alfândega da Fé para inaugurar a reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola da Camba. Este investimento está integrado no Plano Nacional de Regadio e faz parte do conjunto de projetos para potenciar a agricultura no concelho.

A obra beneficiou mais de 150 agricultores e cerca de 320 ha, das aldeias de Agrobom, Saldonha e Valpereiro que já estão a utilizar da água da barragem da Camba nas suas explorações agrícolas e pecuárias.

Requalificar e modernizar as condutas de rega custou cerca de 4 milhões e meio de euros, num investimento total para este projeto de mais de 7 milhões de euros, co-financiados pelo PDR 2020 e pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

Em fevereiro de 2020, a Ministra da Agricultura esteve no concelho para visitar as obras e intervenções, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, que vão ser oficialmente inauguradas no próximo sábado.

No programa está também prevista a visita ao perímetro de rega de Vilar Chão-Parada, um investimento superior a 14 milhões de euros e que incluirá, para além da rede de rega, a construção de uma nova barragem no concelho para aproveitamento hidroagrícola.

PROGRAMA:
15H30 - Recepção da Senhora Ministra da Agricultura e visita ao Mercadinho Cereja&co (Jardim Municipal)
16H30 – Visita ao perímetro de rega de Vilar Chão-Parada
17H30 – Inauguração da Reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola da Camba