Somos Eco Escolas!

05 Jul '21

No passado dia 30 de junho, a bandeira verde Eco-Escolas 2019-2020 foi hasteada na Escola Eb1 de Alfândega da Fé. Este é já o 6º ano que o Agrupamento recebe o galardão que contou com o envolvimento dos alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e comunidade.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para a obtenção deste galardão foi feita às Escolas uma avaliação da qualidade de implementação da metodologia internacional “seven steps” aplicada ao desenvolvimento de projetos de cariz ambiental. Uma distinção que, segundo a ABAE, “vem reconhecer o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade”. De entre as iniciativas que contaram para este galardão está a criação de uma horta biológica no recinto escolar.

20210630_101709
20210630_102411