“Fases Dum Percurso…” | Exposição de Pintura

Pintura 1 1024 2500
05 Ago '15

Levi Guerra expõe até 4 de outubro na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. A exposição “Fases Dum Percurso…” reúne obras deste artista plástico que gosta de se definir a si próprio como um médico que pinta. Levi Guerra nasceu em Águeda em 1930, é médico, investigador, professor universitário e artista plástico. Foi Prémio Nacional de Saúde 2013 é co-fundador e Presidente da Direção do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, no Porto, também fundador e diretor dos Arquivos de Medicina, Revista de Ciência e Arte Médicas, até 2000. Com cerca duma centena de publicações científicas, dezassete exposições individuais de pintura, mais de três dezenas de coletivas, dois livros de poesia publicados e co-autor do livro “O Rim Artificial. Uma história de afetos”.

Sérgio Mourão, crítico de arte, refere que “A pintura de Levi Guerra é elaborada com um a convicção espiritual… Conseguiu captar a essência da realidade, e, a partir desse entendimento, foi comunicando uma renovada linguagem estética de sensível expressão lírica ou de graves acentos dramáticos… Parece-nos fora de dúvida a importância formal e pictórica da obra de Levi Guerra. A projecção da sua obra não pode, de modo algum, ser dispensada no panorama da pintura portuguesa… é uma obra de cunho inconfundível…com estilo, idoneidade e coerência.”

Para ver até 4 de outubro na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. A entrada é livre.