Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube 

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Eng. Camilo Mendonça homenageado em Alfândega da Fé

20210723 184747 1 1024 2500
26 Jul '21

Na data do 100º aniversário de nascimento do Eng. Camilo Lemos de Mendonça, o Município de Alfândega da Fé prestou-lhe homenagem com a apresentação de um quadro, da autoria da artista plástica transmontana, Balbina Mendes que consagra a vida e obra do grande impulsionador do desenvolvimento agro industrial de Trás-os-Montes.

Natural de freguesia de Vilarelhos, no concelho de Alfândega da Fé, Camilo Lemos de Mendonça foi uma figura notável e incontornável no painel das grandes personalidades transmontanas do século XX que marcou, indelevelmente, o setor agrícola e industrial nacional e, de forma muito particular, do Nordeste Transmontano. Camilo de Mendonça foi mentor e impulsionador dos grandes projetos que se operaram por volta dos anos 60 na região, como é o caso do tão conhecido Complexo Agro-industrial do Cachão, mas também do plano Alfa e da barragem da Esteveínha em Alfândega da Fé.

Mas a sua marca estende-se também aos planos da investigação científica e da educação, tendo sido o mentor do ensino superior na região com a criação da Escola Superior Agrícola, dando origem, posteriormente, à UTAD e ao IPB. A visão ambiciosa e futurista de Camilo de Mendonça ficou bem vertida na forma como planeou e executou a organização da produção, desenvolveu o regadio, fomentou a capacitação, a inovação e o desenvolvimento integrado da agro-indústria na região, através do Complexo Agro-industrial do Cachão e do impulso dado à criação de organizações de produtores e cooperativas agrícolas, ainda existentes nos dias de hoje.

A esta homenagem associou-se também a Junta de Freguesia de Vilarelhos em jeito de reconhecimento a este filho da terra, cuja vida e obra continua a marcar gerações.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_HonrosaAlfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Logo_PDAM_ano2019-05_(1)Desperdício   EIC_-_ISO_9001_-_Qualidade_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_ISO_14001_-_Ambiente_Entidade_Certificada_IPAC     EIC_-_OHSAS_18001_NP_4397_-_Segurança_e_Saúde_do_Trabalho_Entidade_Certificada_IPAC     logo2020_GG_ELOGE Selo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001